J.R. Guedes de Oliveira

Figuras ilustres da região: Tania Pelegrini

Tania Pelegrini – Professora Emérita da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, onde ingressou em 1997.
Nasceu em Capivari, SP, no dia 6 de agosto de 1949. Filha de Luciano Pelegrini Neto e de Marina Rossato Pelegrini.

Casou-se com Eneo Bressiani, com quem teve a filha Daniela e, em segunda núpcias, com José Roberto Martins Filho.

Estudou no Grupo Escolar Augusto Castanho e Ginásio Estadual Padre Fabiano José Moreira de Camargo, ambas de Capivari. Graduou-se em Letras Português Francês pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1971) e tem Mestrado e Doutorado em Teoria e História Literária, pela Universidade Estadual de Campinas (1987 e 1993). Fez Doutorado “sanduíche” na Universidade da California, Riverside (1991).

tania-pelegrini-figura-ilustre-da-região
Tania Pelegrini (Foto enviada pelo colunista)

Foi Professora de Sociologia da Cultura, com bolsa recém-doutor do CNPq, na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Araraquara (1995-1997); Professora visitante na Universidade da California, Santa Barbara (2002). Fez Pós-doutorado na Universidade de Oxford (2007), foi Pesquisadora visitante na Universidade Waikato, Nova Zelândia (2009), Pesquisadora Visitante Associada do Centro de Estudos Latino-americanos da Universidade de Oxford (jan./fev. 2013), no Brazil Institute do King’s College de Londres (jan/ jul. 2014) e Pesquisadora visitante na Universidade de Leiden (fev./ abril 2015).

Atualmente é Professora Senior do Departamento de Letras da UFSCar e pesquisadora também no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (PPGLit) (2011/2012)). Docência, pesquisa e orientação nas áreas de Teoria da Literatura, Literatura Brasileira e Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura e da Literatura e foco nos seguintes temas: narrativas brasileiras contemporâneas (literárias e visuais), realismo e indústria cultural.

Publicou livros e muitos artigos acadêmicos no Brasil e no exterior. Aposentou-se em 2015, mas ainda trabalha na Pós-Graduação, em orientação de alunos.

Fonte: A própria

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?