Notícias

Flagrante de furto de bambu em Rio das Pedras

Caminhão carregado com bambu foi apreendido pela PM em Rio das Pedras (Foto: Divulgação/Polícia)

Um caminhão carregado de bambu foi apreendido e seis homens detidos na tarde de sexta-feira (8) furtando bambu de uma área de preservação permanente na zona rural de Rio das Pedras.
Os bambus foram retirados das margens de um córrego da antiga fazenda Bom Jardim, que está arrendada para a Usina Santa Helena, do grupo Raízen. “Um representante da empresa esteve na delegacia e informou que não tinha ciência da extração ilegal”, declarou o delegado de Rio das Pedras, Vagner Romano.
Segundo a Polícia Militar, uma denúncia anônima culminou no flagrante dos suspeitos. Dois homens apontados como responsáveis pelo crime foram multados em R$ 400 mil cada um.
De acordo com o depoimento no Boletim de Ocorrência, os homens alegaram que retiraram o material para vender como escoras para plantações de tomates e para a fabricação de varas de pescar. Foi elaborado um termo circunstanciado de tentativa de furto e crime ambiental. Os indiciados vão responder ao processo em liberdade.
O soldado Eli Albuquerque, da Polícia Ambiental de Piracicaba informou que os homens danificaram 400 metros quadrados de área da plantação de bambu da fazenda. “A multa aplicada corresponde a R$ 1 mil para cada metro destruído dentro da área de preservação permanente”, relatou.
Segundo o policial, os dois homens multados infringiram os artigos 48 e 49 da lei 9.605/98, que criminaliza os atos de impedir ou dificultar a regeneração natural de florestas e vegetações e ainda a destruição de plantas de ornamentação de vias públicas ou em propriedades privadas.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?