EsportesNotíciasRafard

Formatura e troca de cordões de capoeira lota ginásio de esportes

24/10/2014

Formatura e troca de cordões de capoeira lota ginásio de esportes

Além da troca de cordões entre os alunos, Adevair Almeida Costa foi coroado como mestre pelo seu tutor, mestre Silva
Alunos da escolinha de capoeira, professores e mestres participaram do evento no ginásio municipal (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Alunos da escolinha de capoeira, professores e mestres participaram do evento no ginásio municipal (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD – Aconteceu no sábado, 18, no Ginásio de Esportes Olavo de Campos Borghesi, o tradicional evento de capoeira, com troca de cordões e formatura do mestre Adevair Almeida Costa. A cerimônia, que ocorre todos os anos em parceria com as redes municipal e estadual de ensino, contou com ótimo público, além da presença do prefeito César Moreira (PMDB) e do vice Carlos Roberto Bueno (PPS).

Aberto à população, o evento lotou o ginásio. Familiares de alunos, professores, mestres e interessados estiveram presentes. Também compareceram a primeira-dama Therezinha Moreira, a diretora de Saúde Ivone Infante, a diretora da Educação Rejane Marreto, o chefe do Departamento de Agricultura e Pecuária Márcio Jacob Hessel, o presidente da Câmara Alexandre Juliani (SDD), e os vereadores Luiz Ferreira Brito, de mesmo partido, e Daniela Parra (PSDB).

A cerimônia teve início com três rodas de capoeira, divididas de acordo com os cordões dos alunos. Após uma bela apresentação, foi a vez de coroar Costa como mestre. Mais conhecido como Marcelinho, o professor da turma, antes de receber o certificado e o cordão, ouviu a leitura de um texto feito por seus alunos. O ápice ficou por conta do campeão do mundo e tutor de Costa, mestre Silva. Após entregar o certificado e o cordão, também deu sua medalha de campeão mundial ao aluno.

“O esporte é algo indescritível. A capoeira me proporcionou tudo; devo muito a ela. Através dela aprendi a ser homem, respeitando meu adversário, meus limites e compreendendo que só com muito esforço você atinge seus objetivos. Agradeço à administração, que sempre incentivou o esporte e, claro, ao meu mestre, um grande exemplo como professor e ser humano. Como sempre digo: por trás de um mestre sempre existe um grande mestre”, disse Marcelinho emocionado.

Segundo o prefeito César Moreira, a prática esportiva também aproxima pais e filhos. “Parabéns ao Marcelinho pela conquista. Isso é reflexo de caráter e empenho. Agradeço aos pais pela presença e confiança depositada no trabalho que Rafard faz na capoeira e no esporte. A cidade sempre foi destaque nesse âmbito, pois busca formar cidadãos e não apenas atletas, visando à aproximação entre pais e filhos de modo a exercer um trabalho social extremamente relevante”, comentou durante o evento.

No final, foram formadas novas rodas, com presença dos mestres Silva, Odésio, Ozenil, Sidnei, Douglas e Marquinhos, além dos contramestres Ninja e Ciça. Os mestres e professores gingaram junto dos alunos, os quais posteriormente receberam os certificados e cordões das mãos do prefeito, do vice e de demais autoridades.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?