CapivariMombucaRafardRegião

Fraternidade biomas brasileiros e defesa da vida é o tema da Campanha da Fraternidade 2017

24/02/2017

Fraternidade biomas brasileiros e defesa da vida é o tema da Campanha da Fraternidade 2017

O lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15)

Danilo Fernandes (engenheiro ambiental), Mariana Delgado (engenheira agrônoma Mariana Delgado), monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli (Vigário Geral), padre Kleber Danelon (Coordenador Diocesano de Pastoral) e diácono Edgard Oliveira Batista (coordenador da equipe diocesana da CF).
Danilo Fernandes (engenheiro ambiental), Mariana Delgado (engenheira agrônoma Mariana Delgado), monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli (Vigário Geral), padre Kleber Danelon (Coordenador Diocesano de Pastoral) e diácono Edgard Oliveira Batista (coordenador da equipe diocesana da CF).

Na próxima quarta-feira de Cinzas, 1º de março, tem início o tempo quaresmal e também a Campanha da Fraternidade, lançada anualmente pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O cuidado com a criação, de modo especial com os biomas brasileiros, norteará a Campanha da Fraternidade de 2017 que terá como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15).
Na Diocese de Piracicaba, o lançamento oficial da CF 2017 ocorrerá também no dia 1º, quando o bispo diocesano Dom Fernando Mason presidirá a missa das Cinzas, às 19h30, na Sé Catedral Santo Antônio. A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa realizada na tarde de quinta-feira, 23, no Centro Diocesano de Pastoral, em Piracicaba.
Participaram da coletiva monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli, Vigário Geral da diocese, padre Kleber Fernandes Danelon, coordenador diocesano de Pastoral, diácono diocesano da CF, diácono Edgard Oliveira Batista, e os leigos, engenheiro ambiental Danilo Fernandes e a engenheira agrônoma Mariana Delgado.
A CF 2017 pode ser considerada como continuidade da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 que trazia o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24), com foco no saneamento básico, desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida aos cidadãos. “Neste contexto, a Igreja traz novamente a reflexão sobre os cuidados com a nossa “casa comum”, mas com um olhar ampliado à realidade dos biomas brasileiros e as pessoas que neles moram indo além de nossa realidade particular, chegando até os mais distantes biomas brasileiros”, disse padre Kleber Fernandes Danelon, coordenador diocesano de Pastoral e integrante da equipe Diocesana da Campanha da Fraternidade.
O texto-base da CF 2017 que está dividido em quatro capítulos, a partir do método ver, julgar e agir, o texto-base faz uma abordagem dos biomas existentes no Brasil e suas características e as contribuições para o agir na Igreja e sociedade. Também traz reflexões sobre os biomas e os povos originários, sob a perspectiva de São João Paulo II, Bento XVI e do Papa Francisco. Ao final, são apresentados os objetivos permanentes da Campanha, os temas anteriores e os gestos concretos previstos durante a Campanha.
Utilizando o texto-base e um trabalho de pesquisa sobre os biomas que estão no território da diocese, a Equipe Diocesana da Campanha da Fraternidade desenvolveu um conteúdo formativo que foi levado para sete regiões pastorais que compõem a diocese de Piracicaba. “Tivemos uma grande participação de agentes e também do clero nos encontros, totalizando mais 900 pessoas”, ressaltou o coordenador diocesano da CF, diácono Edgard Oliveira Batista.
Diácono Edgard lembra que o Brasil é composto por seis biomas: Amazônia, Pantanal, Caatinga, Pampa, Cerrado e Mata Atlântica. No território da Diocese de Piracicaba pode ser encontrado o Cerrada e a Mata Atlântica.
Os encontros foram coordenados pela Equipe Diocesana da Campanha da Fraternidade, formada pelo padre Kleber Fernandes Danelon, pelo diácono Edgard Oliveira Batista e os leigos Luismar Honorato, Jairo Brunini, Cesar Augusto Borgi, Mariana Delgado Oliveira Zenero, Daniel Henrique Alves e Bruno Bertoletti.

Quaresma
O tempo da Quaresma propõe conversão e reconciliação com Deus, com a Igreja e com todos os irmãos. É neste tempo oportuno que somos chamados a repensar nossa postura como cristãos e assim nos prepararmos para Semana Santa e para a Ressurreição do Senhor Jesus. Este é o momento litúrgico mais significativo para os católicos. A caminhada começa na Quarta-feira de Cinzas e se estende até a tarde da quinta-feira da Semana Santa, quando tem início o Tríduo Pascal. Este ano, a Semana Santa será celebrada de 9 a 16 de abril, tendo como ápice o Tríduo Pascal (Quinta, Sexta-feira Santa e Sábado da Vigília Pascal) e a Ressurreição de Senhor Jesus no domingo de Páscoa.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?