Arnaldo Divo Rodrigues de CamargoColunistas

Fumar vai causar dores

Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é especialista em dependência química pela USP/SP-GREA

Sim, há uma série de doenças (mais de 50 enfermidades) provocadas pelo uso do cigarro. Não há limite seguro de uso. O cigarro quase sempre vai causar transtornos, agora ou no futuro.

A medicina preventiva, cuidando da saúde, recomenda que não deixemos esse assunto no ar. O fumo é uma das principais causas de morte evitável.

As pesquisas mostram que quase todos os fumantes tiveram o primeiro contato com o vício na adolescência, entre 12 e 20 anos, deixando-se levar pelos seguintes fatores: ingenuidade, influência do grupo, aceitação social entre jovens, curiosidade, falta de atividade física, contato desde cedo com fumantes, temperamento impulsivo, uso de álcool regular na adolescência.

Antigamente tínhamos um estimulador que eram as publicidades dos cigarros, proibidas atualmente. Hoje também temos a campanha contra o uso nas próprias embalagens do cigarro, demonstrando as doenças e complicações mais comuns que ocorrem com uso do fumo.

Infelizmente, temos um marketing muito intenso dos fabricantes do cigarro na TV e no cinema, com atores de todas as idades aparecendo fazendo uso do cigarro. Como é um marketing por influência, não aparece no patrocínio da televisão, nas novelas, ou no cinema, porque a lei não faculta a publicidade das marcas de tabaco, mas aparecem por responsabilidade de diretores e produtores.

Extremamente prejudicial à saúde, o cigarro é a forma mais disseminada do tabagismo. Contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas; dessas, 70 são cancerígenas, sendo que, no câncer de pulmão, para cada 100 casos, noventa são pelo uso do cigarro. Na conta desses dez restantes, entra 1/3 que são fumantes passivos. As crianças são seriamente prejudicadas, sofrendo um grave risco de desenvolver doenças pulmonares.

Os fumantes têm dez vezes mais risco de câncer de pulmão. Cinco vezes mais risco de infarto. Cinco vezes mais risco de bronquite e enfisema pulmonar. Duas vezes mais risco de derrame cerebral.

Se você fuma, pare, ou marque uma data para isso. E se você tem parente que faz uso, converse com ele a esse respeito; isso é um fator de auxílio para aqueles que desejam parar com o vício do cigarro.

Dependência de álcool e outras drogas
Instituto São Camilo especializado em tratamento de dependência química de álcool e drogas. Conta com psicólogo, médico psiquiatra, terapeutas, psicanalista, programa 12 passos e naturopatia. Informações com Dante Volante: (19) 3491-6597 Whatsapp 99945-8029/98263-6658.

 

ARTIGO escrito por Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é especialista em dependência química pela USP/SP-GREA
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?