Geral

Galeria Tarsila do Amaral recebe visita de 300 alunos de Campinas

.

A Galeria Tarsila do Amaral, espaço cultural de Capivari dedicado à vida e obras da pintora e desenhista capivariana Tarsila do Amaral (1886-1973), propulsora do movimento modernista brasileiro, recebeu na última semana, a visita de 300 alunos da Escola Estadual Dr. Manoel Alexandre Marcondes Machado, de Campinas. Os estudantes foram divididos em 16 turmas e recepcionados pela técnica em museologia Gabriela Fiuza, coordenadora do local.

Inaugurada em 22 de fevereiro de 2018, a Galeria Tarsila do Amaral tem cerca de 100 reproduções de obras de autoria de Tarsila, confeccionadas por artistas de Capivari e de cidades da região e por discentes de escolas do município onde a artista nasceu. Há releituras de quadros como A Lua (1928), Abaporu (1928) e Operários (1933). Algumas peças foram produzidas com rolo de papel higiênico, macarrão, forma de doces e colher de pau. No local há, ainda, um painel com a linha do tempo de Tarsila, acompanhada de imagens, livros alusivos à artista e uma sala para atividades artísticas.

Professora de artes da Escola Estadual Dr. Manoel Alexandre Marcondes Machado, Cristina Queiroz Custódio foi quem teve a iniciativa de organizar a visita dos alunos à galeria. “Todos os anos escolhemos um artista para estudar durante as aulas. Desta vez, foi a Tarsila. Após pesquisas, então, descobri a galeria e achei importante proporcionar esta experiência aos estudantes. Sair do ambiente tradicional escolar causa entusiasmo neles e possibilita outra maneira de adquirir conhecimento”, comentou a docente.

Aluna do terceiro ano da escola, Ana Julia Soares de Menezes, 9, aprovou a visitação. “Eu nunca havia visitado uma galeria de arte e foi muito gostoso ver de perto quadros que representam os originais da Tarsila. O colorido das obras dela é muito bonito”, afirmou. “Eu penso em ser estilista quando crescer, então, acho muito importante estar em contato com a arte de diversas maneiras”, acrescentou Maria Clara Ayala Aguilera, 10, outra estudante que conheceu a galeria.

Para Pedro Pereira, 10, a visita à Galeria Tarsila do Amaral proporcionou mais conhecimento a ele. “A professora nos apresentou várias coisas em sala de aula sobre a Tarsila, mas ver de perto as reproduções das obras dela é muito legal. Aprendi bastante”, disse.

As visitas à Galeria Tarsila do Amaral podem ser monitoradas. A entrada é gratuita. O horário de funcionamento do local é terça e quarta-feira, das 12h às 17h e das 18h às 21h; quinta e sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e sábado, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Para agendamento de visitações em grupos é necessário enviar mensagem para [email protected].

“Nossa forma de trabalho com as visitas agendadas é totalmente direcionada ao público específico da visitação, conforme a faixa etária. Fazemos o acolhimento, com possibilidade de exibição de vídeo, organizamos roda de conversa, realizamos a visita e, por fim, inserimos atividades de fixação, jogos”, explicou a coordenadora da casa, Gabriela.

O endereço da galeria é avenida Cândito Motta, 18, vila Benjamin (Bairro Estação). Informações: (19) 3491-1322.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?