Capivari

Galeria Tarsila do Amaral sedia exposição de quadros e fotos

Mostra tem 15 quadros de autoria de Cyrino (Foto: Divulgação/PMC)

O Dom é o nome da exposição de quadros de pintura a óleo, fotos e objetos variados a ser aberta nesta sexta-feira, 18, às 19h30, na Galeria Tarsila do Amaral. A mostra reúne pinturas de autoria do artista autodidata José Oélio Cobra Cyrino, pertences dele e imagens fotográficas de confraternizações da família. A visitação vai até 23 de fevereiro. A entrada é gratuita.

José Oélio Cobra Cyrino nasceu em 27 de abril de 1929, em Assis, e passou a morar em Capivari em 1971, permanecendo na cidade até 2013, quando morreu, aos 84 anos de idade. Ele integrou a Força Aérea Brasileira e trabalhou como inspetor de agência bancária. Nos momentos de lazer, pilotava avião. Os 15 quadros que pintou e compõem a exposição foram produzidos entre 1974 e 2010 e retratam diversas paisagens dos locais por onde passou ao longo da vida, mesclando montanhas, florestas e frutas. As telas têm diferentes tamanhos, como 50cm x 50cm e 40cm x 30cm.

“Por conta do trabalho, meu pai viajava bastante e aproveitava para fotografar os locais por onde passava. Depois, as imagens eram colocadas nas telas, sem nunca ter estudado pintura com um profissional da área. E é justamente por isso que nomeei a exposição de O Dom, porque, de fato, ele tinha o dom da pintura. Há quadros da exposição, por exemplo, que são reproduções de fotos feitas quando ele pilotava avião, ou seja, com a vista por cima”, explica o filho primogênito de Cyrino, José Oélio Cobra Cyrino Jr., que nasceu em 1967.

As 22 fotografias de O Dom mostram reuniões entre os familiares de Cyrino, incluindo imagens com a esposa, a professora aposentada Idiméia Negrão Silveira Cyrino, que nasceu em 31 de janeiro 1944, em Platina, e com a qual se casou em 1966 e teve quatro filhos – além de Cyrino Jr., nasceram desta união Hosana Gláucia, Eraldo Glauco e Arthur. Móvel alusivo a um bar, um dos primeiros objetos comprados pelo casal, também está na mostra, bem como a máquina fotográfica utilizada por José Cyrino para fazer fotos e um Caravan de 1975 que ele usava para viajar e que foi totalmente restaurado pelo filho Cyrino Jr.

“Essa mostra já foi exposta em Rafard em 2003 e agora estamos promovendo em Capivari, onde meu pai passou boa parte da vida e onde a família cresceu. O Dom trata-se de uma homenagem póstuma ao meu pai e também uma homenagem a minha mãe”, afirma José Oélio Cobra Cyrino Jr.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?