CapivariNotícias

Galeria Tarsila do Amaral será reinaugurada com novas releituras de obras em Capivari

Imagem divulgação

Em comemoração ao mês de aniversário da artista, a programação especial tem início no próximo sábado, 14

A Secretaria de Cultura e Turismo de Capivari e a Galeria Tarsila do Amaral convidam a todos para prestigiar o projeto “Formas de Ver” – Presentes para Tarsila 2019 – no dia 14 de setembro, às 16h, na Galeria localizada na Avenida Cândido Motta, 18, no Bairro Estação, com entrada gratuita.

O projeto, que por meio de parcerias, traz como foco a valorização da memória e da identidade da maior artista visual brasileira, Tarsila do Amara, no mês do seu aniversário. A iniciativa traz releituras das obras da artista, criadas por escolas da cidade e região, como Hortolândia.

Segundo a Prefeitura de Capivari, o acervo da galeria tem aumentado graças à contribuição dos artistas participantes do projeto inicial “Tarsila 130 anos” (que teve início em 2016) e a todos que estiveram neste primeiro ano de funcionamento do espaço.

Em comemoração ao primeiro ano de funcionamento da galeria e o 133º aniversário da artista, o evento será continuidade do projeto cultural e educacional de criação e execução do espaço, no qual, no aniversário de 130 anos da artista, a exposição teve um ótimo resultado.

Na ocasião, a rede de ensino de Capivari e artistas da região realizaram releituras de obras da Tarsila, tornando o espaço em um real lugar de homenagem para a artista capivariana reconhecida mundialmente.

“Convido a todos a prestigiar a continuação deste projeto de releituras e criação livre, no espaço que além de expor, é local de interação com as obras para os visitantes. Na Galeria buscamos o significado das obras de Tarsila, assim como sentir o que a releitura traz de novo pelas mãos de cada artista. Uma obra de arte pode ter muitos significados diferentes, de pessoa para pessoa, e o processo é enriquecedor. Só tenho a agradecer a todos que participaram para que a Galeria fosse este sucesso”, diz o secretário de Cultura e Turismo, Alexandre Della Piazza.

A Galeria Tarsila do Amaral funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, localizada na Av. Cândido Motta, 18, no bairro Estação.

Confira a programação:

Setembro
Evento sábado 14/09/2019 – 16h – Aniversário da Tarsila
Visitação terça-feira 17/09/2019 – EE Antônio Pires, Campinas
Visitação quarta-feira 18/09/2019 – EE Antônio Pires, Campinas
Visitação quinta-feira 19/09/2019 – CRAS Cidadania, Capivari
Visitação segunda-feira 23/09/2019 – CRAS Cidadania, Capivari
Visitação terça-feira 24/09/2019 – EMEI Ester A. Pagotto, Capivari
Visitação quarta-feira 25/09/2019 – EMEI Ester A. Pagotto, Capivari
Visitação quinta-feira 26/09/2019 – Colégio Pilares, Santa Bárbara do Oeste
Visitação quinta-feira 26/09/2019 – Colégio Pilares, Santa Bárbara do Oeste

Outubro
Visitação terça-feira 1/10/2019/10/2019 – EE Maria Januária, Capivari
Visitação quarta-feira 2/10/2019 – EE Maria Januária, Capivari
Visitação terça-feira 29/10/2019 – CIEMS Prof Roque Nevio, Saltinho –SP
Visitação quarta-feira 30/10/2019 – CIEMS Prof Roque Nevio, Saltinho – SP

Quem foi Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral foi uma pintora, desenhista e tradutora brasileira e uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.

Onde nasceu Tarsila

Tarsila do Amaral nasceu em 1 de setembro de 1886, no Município de Capivari, interior do Estado de São Paulo. Filha do fazendeiro José Estanislau do Amaral e de Lydia Dias de Aguiar do Amaral, passou a infância nas fazendas de seu pai. Estudou em São Paulo, no Colégio Sion e depois em Barcelona, na Espanha, onde fez seu primeiro quadro, ‘Sagrado Coração de Jesus’, em 1904.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?