CapivariDestaques

Gamaliel deixa Secretaria de Segurança Pública e reassume cadeira no Legislativo capivariano

CAPIVARI | Ex-secretário e agora, vereador de Capivari, bateu um papo com o diretor do jornal O Semanário e falou sobre o trabalho realizado na pasta

Vereador Gamaliel Lourenço de Souza, ex-secretário de Segurança Pública de Capivari (Foto: Arquivo/O Semanário)
Vereador Gamaliel Lourenço de Souza, ex-secretário de Segurança Pública de Capivari (Foto: Arquivo/O Semanário)

No dia 29 de maio, o secretário de Segurança Pública de Capivari, Gamaliel Lourenço de Souza, anunciou sua saída da pasta. Na segunda-feira (1), ele reassumiu a cadeira de vereador na Câmara Municipal. No mesmo dia, o ex-secretário participou de um bate papo com o diretor do jornal O Semanário, Túlio Darros, transmitido ao vivo pelo Facebook.

Segundo Gamaliel, depois de 4 anos à frente da pasta, o motivo da saída tem a ver com as leis eleitorais, o que indica a possibilidade de disputar as próximas eleições na cidade.

Conquistas

Gamaliel acredita ter realizado um bom trabalho no município e destacou o fechamento do convênio com a Polícia Federal, que possibilitou a qualificação de toda a guarda municipal dentro do que a PF exige.

“Realizamos a compra de armamento novo, criamos novos departamentos, como o canil, que tem um papel fundamental na sociedade, além do trabalho social”, conta.

Outro tema abordado pelo vereador foi a criação da dupla de guarda para cuidar dos casos relacionais à lei Maria da Penha, em que a GM irá ajudar na proteção das mulheres que sofrem agressões.

“Esse projeto se utiliza de uma listagem de mulheres em risco, e essas mulheres são acompanhadas semanalmente pela Guarda Municipal. Essas informações apuradas, são passadas para a delegacia para verificar as reais condições dessas mulheres”, explica Gamaliel.

O ex-secretário também destacou as novas viaturas para a cidade e a realização de concursos para aumento do efetivo.

“Conseguimos levantar a Guarda Municipal de Capivari. E todo esse trabalho vem sendo reconhecido. Hoje, a cidade de Capivari está em 13º lugar entre as cidades mais seguras do estado de São Paulo”, revela o vereador.

Para Gamaliel, essa melhora teve como principal ponto o investimento humano que foi realizado. Segundo ele, os guardas estão cada dia mais motivados a trabalharem.

Atualmente, Capivari conta com 93 guardas civis.

Aluguel viaturas

Questionado sobre a polêmica criada acerca do contrato de aluguel das viaturas para a guarda municipal, Gamaliel disse que houve um aumento de 300% nos atendimentos à ocorrências.

“Antes disso, era impossível realizar todos os atendimentos solicitados, já que a cidade não tinha viaturas para atender a essas ocorrências. E a maioria do atendimento tinha que ser redirecionado a Polícia Civil ou Militar”, conta.

Hoje, o município tem cerca de 13 viaturas disponíveis para o uso da corporação.

Câmeras de monitoramento

O parlamentar também falou sobre o projeto de monitoramento através de câmeras que ele tentou implantar, mas não foi possível. Segundo Gamaliel, na época, o projeto só estava sendo liberado para cidades com mais de 100 mil habitantes.

“Outra possibilidade verificada, era que Capivari fizesse parte da região metropolitana de Campinas, mas também não foi possível. Apesar dos esforços e do projeto bem montado, que inclusive foi aprovado, seu alto custo, cerca de um milhão de reais, impossibilitou a implantação”, explicou.

Segundo Gamaliel o projeto de monitoramento para a cidade usaria câmeras inteligentes nas entradas de Capivari e essas câmeras possibilitariam a verificação das placas dos veículos, observando se o mesmo era produto de furto, roubo ou clonagem.

Índice de criminalidade

De acordo com o ex-secretário, principalmente no período da quarentena, houve diminuição no número de furtos e roubos.

“É importante que os munícipes realizem o boletim de ocorrência sempre que houver qualquer tipo de furto ou roubo. Independentemente do valor, o boletim pode ser feito por meio da internet ou na delegacia de polícia. Quando esse boletim é registrado, além de ter dados mais seguros, o município consegue que, os governos Estaduais e Federais mandem mais recursos para a segurança do município”, alerta.

Novo comandante

Gamaliel revelou que indicou ao prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, o nome do atual comandante da Guarda Civil, Aldrumont Ferraz, para assumir a secretaria. “Ele é um excelente profissional e de total confiança”, disse.

Promad

Para o ex-secretário, o Promad (Programa Municipal Antidrogas) também é um dos principais legado da GCM. O trabalho de prevenção para evitar que a criança e adolescente entre no mundo do álcool, do cigarro e das drogas ilícitas já formou mais de 7 mil adolescentes em Capivari.

Segundo Gamaliel, as crianças têm entrado nesse mundo cada vez mais cedo. “Cerca de 50% a 60% dos atendimentos da guarda são relacionados ao uso ou porte de drogas ilícitas”.

Combate ao Coronavírus

Em relação à fiscalização do uso de máscaras diante a pandemia do coronavírus, Gamaliel falou que a Guarda Municipal está ajudando sim na fiscalização e na orientação à população.

“Mas no caso das multas devido à falta de uso das máscaras, quem pode aplicá-las é o órgão competente, que no caso é a Vigilância Sanitária. A Guarda Municipal trabalha fortemente na orientação da importância do uso de máscara para proteção contra o coronavírus”, frisou.

Assista o bate papo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?