CapivariDestaques

Ginásio Padre Eusébio volta a ser opção para a prática esportiva em Capivari

Depois de mais de sete anos fechado, o Ginásio Padre Eusébio voltou a funcionar, só que agora na sua função original, para a prática de atividades esportivas. O imóvel, que abriga o Centro Esportivo e Cultural Padre Eusébio, está localizado na rua André de Melo, 364, no Centro de Capivari, e é de propriedade da Paróquia São João Batista.

O ginásio foi construído há mais de 50 anos, pelo então pároco da cidade, na época, padre Eusébio van den Aardweg, falecido em 1993. Por mais de dez anos, o espaço ficou cedido para uso do Clube da Saudade, onde eram realizados bailes, formaturas e eventos da terceira idade.

Depois de um tempo fechado, voluntários ligados à Paróquia São João Batista decidiram reativar o prédio. O objetivo principal era recuperar o ginásio, para que ele voltasse a abrigar atividades físicas de projetos sociais, assim como já foi no passado.

ginásio-padre-eusébio-capivari
Espaço já recebe atividades recreativas, esportivas e culturais (Foto: Diego Ramos)

Limpo e readaptado para sua versão original, desde o mês de agosto deste ano, o ginásio voltou a receber atividades esportivas.

“Várias pessoas da comunidade comentavam sobre o ginásio, com o desejo de que ele voltasse a ser como era lá trás, na proposta inicial, isso já começou a acontecer, e esta também é uma forma da Paróquia São João Batista contribuir com a cidade”, explica o padre Adalton Roberto Demarchi, pároco da Matriz.

Além do desejo de resgatar o legado social deixado por padre Eusébio, padre Adalton revela que atualmente, o prédio não oferece mais condições de sediar eventos de grande porte, como na época do Clube da Saudade.
“Hoje em dia, por questões de segurança, são muitas as exigências do Corpo de Bombeiros para um salão de eventos. Teríamos também que construir uma segunda entrada e as rampas de acessibilidade, custos inviáveis para a paróquia neste momento”, explica o padre.

Esporte e Cultura

Assim como acontecia no passado, há mais de 50 anos, o Ginásio Padre Eusébio voltou a acolher crianças e adolescentes para atividades esportivas. Grupos para aulas de futebol, capoeira e karate já se encontram para os treinos durante o dia. Membros da terceira idade também usam o espaço para aulas de vôlei adaptado.

As crianças não pagam nada pelas aulas, e os membros da terceira idade contribuem com o material de limpeza, que são usados para manter higienizados, os banheiros e demais espaços de uso comum do prédio.

Durante a noite, o ginásio fica aberto para grupos de futsal e vôlei. Uma pequena taxa por hora de uso da quadra é cobrada dos participantes, e o valor é utilizado nas despesas de manutenção do ginásio.

O palco construído no fundo da quadra foi mantido e será reaproveitado em cursos livres de teatro. “Temos um projeto futuro, que é uma Escola Livre de Arte e Teatro, que estamos buscando uma parceria com a Secretaria Estadual de Cultura. Tudo gratuito para crianças e jovens do município”, anuncia padre Adalton.

Os grupos interessados em utilizar o ginásio para atividades esportivas à noite ou obter mais informações sobre as escolinhas dos projetos sociais para as crianças, podem buscar informações pelo telefone (19) 99898-7896.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?