Região

Gov.br ganha nova opção para criar ou recuperar senhas

Balcão de atendimento é mais uma possibilidade disponibilizada para cidadãos que tenham problemas de acesso a serviços públicos digitais do Governo Federal

Ampliar e facilitar o acesso ao gov.br para todos os brasileiros. Com esse objetivo, o Serpro e a Secretaria de Governo Digital lançam, nesta quinta-feira (19), como parte das comemorações dos dois anos da plataforma, o “Balcão de Atendimento”.

A novidade permite que cidadãos com problemas para criar conta ou recuperar senhas de acesso ao gov.br por meios digitais possam ser atendidos, de forma presencial, em repartições públicas.

No momento, apenas as agências do INSS e da Secretaria do Trabalho oferecem o serviço, mas a expectativa é estender o atendimento a todos os órgãos e entidades do Governo Federal.

Foto: Divulgação

“Para os usuários que experimentam problemas na criação ou recuperação da senha de forma online, o procedimento é bastante simples: basta ir ao balcão de atendimento e apresentar um documento de identificação, que é digitalizado e armazenado.

Ao final, é fornecida uma senha provisória impressa, por e-mail ou SMS”, explica o analista de Negócio do Departamento de Gestão para Governo Digital, Rodrigo Motta Alves.

O analista de Negócio ressalta, também, que o processo pode ser feito por representante legal. Para isso, basta apresentar a procuração e documento pessoal.

Com a senha provisória em mãos, o cidadão pode, na plataforma acesso.gov.br, registrar um login definitivo.

A vantagem é que o usuário recebe o nível prata, uma conta com maior nível de qualificação, equivalente a dos clientes de bancos já integrados à plataforma, o que possibilita o acesso a diversos serviços públicos digitais.

Segurança

Para garantir a segurança, toda a operação de atendimento presencial é rastreável, com registros de log de todo o processo, o que permite auditorias em caso de suspeitas de fraude.

“Os atendimentos têm informações auditáveis e são realizados apenas por servidores públicos que possuam uma conta gov.br”, revela o líder de desenvolvimento da tecnologia da Divisão do Domínio do Governo Digital no Serpro, Carlos Henrique de Sousa.

Opções online

Para criar ou recuperar a senha de acesso a sua conta gov.br, o cidadão tem à disposição diversas opções online, além do atendimento presencial.

O processo pode ser realizado pela internet, na plataforma acesso.gov.br; por meio de validação facial no app Meu gov.br, disponível na App Store e Google Play; ou pela integração da plataforma com bancos credenciados.

Outra possibilidade é o acionamento que é aberto por meio de um formulário de atendimento na plataforma e serve para recuperar acesso à conta, quando o usuário não consegue recuperar pelos meios digitais disponíveis.

A criação de conta não pode ser feita por acionamento. Confira como criar e recuperar a sua conta gov.br.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?