DestaquesRegião

Governo antecipa Calendário de Imunização; quantidade de doses ainda são insuficientes em alguns municípios

Com nova antecipação da vacinação, públicos alvo de 30 a 34 anos começa a ser imunizado na próxima segunda-feira (19); confira o cronograma

A meta anunciada pelo Governo do Estado, no último domingo (11), é imunizar até 20 de agosto, todos os adultos com mais de 18 anos, com ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19.

O calendário da imunização contra o coronavírus foi antecipado em 26 dias, e para cumprir o novo cronograma, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou a compra de 30 milhões de doses extras da vacina Coronavac, que devem ser destinadas para os 645 municípios paulistas.

Diante do novo cenário, os municípios de Rafard, Capivari e Mombuca já começaram a divulgar as novas etapas de vacinação de seus moradores.

Em Rafard, a primeira etapa do novo cronograma foi cumprida, e a Diretoria Municipal de Saúde começou na quinta-feira (15), a imunização da faixa etária, entre os 35 e 36 anos. Na segunda-feira (19), até o dia 14 de agosto, as doses da vacina serão aplicadas no público de 30 a 34 anos.

Mombuca também conseguiu seguir o primeiro dia do novo calendário, porém, houve falta de vacinas, e moradores com 35 anos ou mais, voltaram para casa, ainda sem a primera dose. O próximo dia de vacinação contra a Covid-19 no município está prevista para segunda-feira (19), mas ainda a confirmar, mediante a chegada do imunizante.

“Chegaram apenas 45 doses na quarta-feira (14) e disponibilizamos com senha na quinta-feira de manhã. As doses não foram suficientes para o público alvo. Nós queremos cumprir o novo cronograma, mas dependemos da chegada das vacinas”, explicou a diretora de Saúde de Mombuca, Dra. Cristiane Nicolai.

Sobre a antecipação da imunização contra a Covid em Capivari, a Secretaria Municipal de Saúde informou, através de nota, que não medirá esforços para cumprir o novo calendário, mas não garante que as doses de vacina chegarão todas dentro do prazo.

“O que podemos informar é que não medimos esforços para vacinar a população, e no momento, estamos com o cronograma até adiantado com relação ao Estado, e isso já ocorreu diversas vezes”, informa a nota.

Com um dia de antecipação, o município de Capivari começou já na última quarta-feira (14), a imunização do grupo de pessoas com 35 anos, e na manhã da quinta-feira (15), já havia anunciado o começo da imunização para os munícipes com idade de 34 anos ou mais, prevista para esta sexta-feira (16).calendario-vacinação-covid-julho-2021

Locais de Vacinação

Em Rafard, o posto de vacinação está instalado na Escola Benedita Almeida Vendramin, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A Diretoria de Saúde informou que não é necessário o agendamento, mas é preciso apresentar o cartão SUS, documento de identificação com foto e comprovante de residência.

O município também realiza no próximo sábado (17), o DIA D de Vacinação contra a Covid-19 para os faltosos, que não se vacinaram com a 1ª dose no grupo com idade entre 40 anos ou mais, ou que já estão na fase de receber a 2ª dose. A vacinação será das 8h às 14h, no posto de vacinação.

Em Mombuca, as doses da vacina contra a Covid são disponibilizadas na Unidade de Saúde do Centro, nas segundas e quintas-feiras de manhã. A Diretoria Municipal de Saúde adotou a distribuição de senhas para evitar aglomerações.

A imunização em Capivari também acontece de segunda à sexta-feira. Das 8h às 15, a vacina é aplicada na Escola Municipal José Benedito Pinto Antunes, no Centro. Nos bairros, a imunização acontece das 13h às 15h, e é oferecida nos postos de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que o munícipe faça o pré-cadastro no site http://vacinaja.sp.gov.br.

A Secretaria de Saúde também anunciou o dia D da vacinação contra a Covid-19 para o próximo sábado (17). Três pontos de vacinação estarão abertos para dar sequência ao plano de imunização. Pessoas com 34 anos ou mais, que ainda não receberam o imunizante por algum motivo, poderão ser vacinadas nesse dia.

Confira os locais e horários: (Das 8h às 13h) Escola José Benedito Pinto Antunes (correspondente ao Posto Central); Posto de Saúde do Castelani e Posto de Saúde do Jardim Primavera.

Segundo nota enviada pelo governo municipal, na tarde de quinta-feira (15), Capivari já aplicou mais de 32 mil doses de vacina contra a Covid-19, sendo mais de 24 mil de primeira dose, e mais de 6 mil da segunda dose. Outros 1.470 munícipes receberam a dose única.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?