DestaquesRafard

Governo municipal finaliza reforma do museu Júlio Henrique Raffard

Fechado há mais de sete anos para visitação, o Museu Municipal Júlio Henrique Raffard, localizado no Centro Cívico Major Pires de Campos, viu a história de um povo ser consumida pelas traças e descaso dos governos municipais. Hoje, o espaço é mais conhecido como a Casa de Leis do que sua verdadeira destinação, guardar a história e incentivar a cultura no município.

A última notícia que remete ao funcionamento do museu municipal, data de março de 2013, quando um conjunto de esculturas do artista Geraldo Albertini passou por restaurações, feitas por Ivênio Pires, na época, responsável pelo espaço.

Até fevereiro deste ano, peças históricas, fotos, obras e móveis que fizeram parte do desenvolvimento do município, se misturavam a sujeira e falta de manutenção do prédio, que em vários pontos, estava com partes do forro no chão e outra pendurada nas estruturas.

Depois de constantes cobranças, inclusive de pessoas da sociedade civil, a Prefeitura de Rafard sinalizou a intenção de reformar e reabrir o museu no mês de março, no aniversário da cidade. Infelizmente, devido à pandemia do coronavírus, isso não aconteceu na data prometida.

sala-madalena-olivastro-museu-júlio-henrique-raffard
Paredes foram pintadas e partes do forro trocados; espaço Madalena Olivastro no museu (Foto: Arquivo/Wanderley Alves)

Boa notícia

Na última semana, a Prefeitura de Rafard informou que a obra de reforma do museu está finalizada e pretende reinaugurar o espaço após a quarentena.

Segundo o diretor de Cultura e Turismo de Rafard, Ramon Bisin, foram investidos pouco mais de R$ 31 mil com recursos próprios do município.

“A reforma contemplou melhorias no telhado, forro, reboque de parede, pintura, troca de toda parte elétrica, colocação de lâmpadas de led e também a compra da placa de reinauguração e do letreiro com os dizeres ‘museu’, que serão instalados no espaço”, relatou.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?