Rafard

Governo municipal lança campanha para conscientização no consumo de água

Diante da crise hídrica prevista para todo o país em 2020, a Prefeitura de Rafard se antecipa e busca soluções para minimizar os danos, lançando a campanha de conscientização para o consumo de água.

A princípio, o trabalho preventivo será de divulgação nas redes sociais, imprensa e serão feitas diversas atividades com os alunos da rede municipal de ensino.

O objetivo principal da ação é dar informações sobre o uso correto da água para que a população economize e possa atravessar o período de estiagem sem maiores traumas e sem necessidade de fazer racionamento.

“Como sabemos, a água é um bem natural precioso. Embora encontrada em grande quantidade no planeta Terra, seu tratamento é caro e trabalhoso. Quando alguém desperdiça, todos perdem, inclusive a natureza”, explicou o Chefe de Meio Ambiente, Guilherme Pagotto.

Deste modo, a Prefeitura dá dicas para o consumo consciente, que além de beneficiar a população de modo geral, pode ainda resultar na economia da conta de água.

– Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida e deixe-os de molho;
– Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba;
– Na hora do banho, procurar se ensaboar com o chuveiro desligado e procurar tomar banhos rápidos (até 5 minutos);
– Captar a água da chuva com baldes para regar as plantas lavar carros e calçadas;
– Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar pátios e quintais, ou então reaproveite a água da sua máquina de lavar para limpar a calçada;
– Não jogar óleo de fritura pelo ralo da pia. Além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água;
– Usar a descarga no vaso sanitário apenas o necessário. Manter a válvula sempre regulada;
– Saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar problemas como vazamento, percebidos pelo consumo fora do normal.

Você sabia?

Lavar a calçada com o uso de mangueira por 15 minutos pode resultar num desperdício de até 250 litros de água.

Uma torneira que fica gotejando pode gerar um desperdício de até 1.300 litros de água por mês.

Um banho de chuveiro de 15 minutos gasta mais ou menos 135 litros de água. Esse desperdício pode ser diminuído para 45 litros se você fechar a torneira enquanto se ensaboa.

Lembre-se de que, apesar dos dias secos e da falta de chuva você também exerce influência na disponibilidade de água. Atitudes conscientes são fundamentais para garantirem que a água de qualidade continue disponível.

“Ao observar uma atitude de desperdício, o melhor a fazer é conscientizar a pessoa e explicar que se cada um fizer a sua parte, todos serão beneficiados”, ressalta Guilherme Pagotto.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?