CapivariDestaques

Governo municipal solicita audiência com Secretário para tratar sobre a Macrodrenagem do Rio Capivari

Com o aumento das chuvas e a histórica problemática de enchentes que atinge Capivari, o prefeito Vitão Riccomini entrou em contato na quinta-feira (14), com o Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, solicitando uma audiência para abordar a Macrodrenagem do Rio Capivari.

A Macrodrenagem é a retirada do excesso de água do solo, acumulada em áreas relativamente grandes, a nível distrital ou de microbacia hidrográfica. Com essa Macrodrenagem, seria possível:

– redução de gastos com manutenção de vias públicas;
– valorização das propriedades existentes na área beneficiada;
– redução de danos às propriedades e do risco de perdas humanas;
– escoamento rápido das águas superficiais, facilitando o tráfego por ocasião das chuvas;
– eliminação da presença de águas estagnadas e lamaçais, focos de doenças;
– redução de impactos da chuva ao meio ambiente, como erosões e poluição de rios e lagos;
– redução da incidência de doenças de veiculação hídrica;
– condições razoáveis de circulação de veículos e pedestres em áreas urbanas, por ocasião de chuvas frequentes e/ou intensas.

“Não mediremos esforços para colocar um fim no sofrimento da nossa gente com as enchentes. Conversamos com o Marco Vinholi, que faz essa importante interlocução. Estaremos em São Paulo na próxima semana para buscar uma solução”, prometeu o prefeito.

Durante o contato, Vitão fez questão de reforçar que o benefício seria amplo, ajudando Capivari e Monte Mor, que sofrem com as cheias, e ainda a cidade de Campinas, que tem problemas com escassez de água.

Botão Voltar ao topo