Capivari

Grande quantidade de larvas do mosquito da dengue é encontrada pela Vigilância

A Vigilância Sanitária de Capivari realizou recentemente serviços de inspeção em toda a cidade para o combate à dengue, e o resultado foi preocupante. Em média, 80% das larvas coletadas são do mosquito Aedes Aegypti.
Dos locais visitados nas últimas semanas, os bairros Engenho Velho, Porto Alegre, Centro, Santa Rosa, Moreto, Castelani, Vila Izildinha, Santo Antônio, Estação, Balan, Santa Rita, São Luiz e Vila Fátima necessitam de atenção especial.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, em 2013, foram notificados cinco casos de dengue, sendo 3 positivos. O número é baixo, entretanto a quantidade de larvas preocupa os órgãos responsáveis. “Toda a população deverá ser mobilizada quanto à eliminação dos criadouros de dengue. Os agentes estão realizando o trabalho casa a casa, mas somente esse trabalho não é suficiente para evitarmos uma possível epidemia, é preciso da consciência de cada cidadão”, explicou a secretária da Saúde, Eliane Piai.
A orientação da Secretaria da Saúde em caso de suspeita de dengue é a procura por atendimento médico.
Maiores informações podem ser obtidas na Vigilância Sanitária de Capivari pelo telefone (19) 3492-1606 ou no endereço rua João Marchioretto, 78, Jardim São Marcos.

Prevenção
Elimine os pratos dos vasos (pois o seu uso pode gerar acúmulo de água), A caixa d’água totalmente vedada evita a entrada ou saída de mosquitos, Calhas limpas (sem folhas e outras sujeiras, evitam o acúmulo de água), Latões e tambores devem ser vedados totalmente (inclusive aqueles usados para água de consumo), Pneus devem ser guardados em locais cobertos, Garrafas vazias armazenadas sempre com a boca para baixo, Ralos limpos e com aplicação de tela evitam o surgimento de criadouros, Bandejas de ar-condicionado limpas impedem o acúmulo de água, Bandejas de geladeira também podem se tornar criadouros para o mosquito, Plantas como bambu (bananeiras, bromélias, gravatás, babosa, espada de São Jorge) e outras semelhantes também podem acumular água, Vasos sanitários fora de uso ou de uso eventual devem ser tampados e verificados semanalmente, Na área de serviço os baldes virados com a boca para baixo evitam o acúmulo de água, Lonas usadas para cobrir objetos ou entulho bem esticadas evitam a formação de poças d’água, Piscinas e fontes devem ser limpas e tratadas com o auxílio de produtos químicos específicos. Evite o acúmulo de entulho nos quintais, além de evitar a dengue, evita outros animais como escorpiões, cobras, ratos e baratas, evite também de jogar copos descartáveis nas praças.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?