Rafard

Grupo pede doação de tintas para terminar pintura da capela de São Bernardo

Foto: Reprodução/Raízes FM

O Órgão Social Abaçaí Cultura e Arte continua com o projeto “Centro Cultural Luz de Pirilampos” na Fazenda São Bernardo, em Rafard, onde existe o Casarão que nasceu a pintora Tarsila do Amaral. Ao longo do ano, são organizados eventos, com entrada gratuita, como encontro indígena, encontro de ciganos, porém, por conta da pandemia esses eventos acabaram não acontecendo esse ano.

Foto: Casarão da Fazenda São Bernardo, construído em 1871, onde nasceu e cresceu a pintora Tarsila do Amaral. Reprodução/Raízes FM

A casa principal da Fazenda São Bernardo, onde nasceu e cresceu a pintora Tarsila do Amaral.
Casarão da Fazenda São Bernardo, construído em 1871, onde nasceu e cresceu a pintora Tarsila do Amaral.
No entanto, enquanto os eventos não voltam à normalidade, a Abaçaí tem aproveitado o tempo para dar uma “melhorada” no casaril, que é composto por 30 casa.

Como o local não pode passar por reforma por ser patrimônio histórico e o restauro, que seria a forma correta, fica muito caro, membros da Abaçaí e moradores vão dando uma arrumada para preservar o local.

Além disso, a Capela da fazenda, que foi construída em 1948, está recebendo uma pintura nova feita pelos moradores locais. A pintura, que foi liberada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo), também deve ser feita em todo o casaril.

Foto: Reprodução/Raízes FM

Porém, para conseguir terminar a pintura da Capela e iniciar a pintura no casaril, a Abaçaí pede ajuda para a compra das tintas. A pintura na capela foi iniciada com algumas latas de tintas doadas, porém, não serão o suficiente para terminar o trabalho. As tintas que estão sendo usadas são das cores azul e branca.

Quem tiver interesse em colaborar, pode entrar em contato com a Noeli Aparecida dos Santos, administradora da Fazenda São Bernardo e colaboradora e produtora da Abaçaí, pelo Whats App: (11) 99701-2378.

Vale reforçar que a Capela São Bernardo e o Casarão, onde nasceu Tarsila, são pontos importantes no tombamento da Fazenda São Bernardo. A Capela completa 72 anos em novembro.

Por Raízes FM

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?