NotíciasRafard

Grupo Viver a Melhor Idade visita camping em Itu

14/11/2014

Grupo Viver a Melhor Idade visita camping em Itu

Membros visitaram o Camping Casarão na segunda-feira, 3; coordenadora do Cras e presidente do Sempre Jovem explicam as diferenças entre os dois grupos
Marleni de Lourdes Ferreira foi coroada Rainha do grupo Viver a Melhor Idade 2014 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Marleni de Lourdes Ferreira foi coroada Rainha do grupo Viver a Melhor Idade 2014 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD – Encerrando as atividades referentes à Semana do Idoso, a prefeitura, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), promoveu uma viagem com o grupo Viver a Melhor Idade na segunda-feira, 3. A visita foi ao Camping Casarão, em Itu, cujas instalações puderam ser aproveitadas pelo grupo durante todo o dia. Com objetivos terapêuticos de evitar o isolamento e promover a interação, cada membro teve direito de convidar um acompanhante, sem restrições quanto à idade e parentesco.

Entre as atividades, os membros da terceira idade participaram de caminhadas pelas trilhas do camping e saborearam deliciosos cafés cedidos pelo local. Segundo a coordenadora do Cras, Andréia Fontolan, a visita atendeu as expectativas e fortaleceu o vínculo do grupo diante da intenção proposta.

“Foi um dia muito especial para todos. A visita proporcionou grande descontração e interação entre eles, indo de encontro à ideia de vínculo familiar e comunitário”, afirma Andréia. Para encerrar o passeio, houve ainda um concurso descontraído para escolher rainha, princesa e mister entre os membros. Quem levou o título de rainha foi Marleni de Lourdes Ferreira. A ganhadora como princesa foi Elizabete Carnelós e o mister José Gomes Filho.

Conheça as diferenças entre o Grupo Viver a Melhor Idade e o grupo de terceira idade Sempre Jovem

Questionadas sobre a divisão de grupos quanto à terceira a idade, a Assistência Social e a presidente do grupo Sempre Jovem explicaram as diferenças. De acordo com Andréia Fontolan, o grupo Viver a Melhor Idade tem por objetivo o trabalho terapêutico, evitando o isolamento e criando um forte vínculo entre eles.

“É fundamental esclarecer que ambos os grupos são voltados à terceira idade. No caso do Cras, é um grupo da assistência e não privado, tendo como principal objetivo a criação do vínculo tanto familiar quanto comunitário.”

Andréia também destacou o procedimento aos interessados em fazer parte do grupo. “Para ser um membro do Grupo Viver a Melhor Idade é necessário deixar seu nome na Assistência. Sequencialmente será feita uma avaliação por meio de técnicos e, encaixando-se nos moldes propostos, será autorizada a participação do idoso no mesmo. É importante frisar também que nosso grupo atende às segundas-feiras, das 14h às 16h”, diz.

No caso do grupo de terceira idade Sempre Jovem, as diferenças foram pontuadas pela presidente Terezinha Cibim. “Nosso grupo é privado. Os membros pagam uma taxa mensal e temos uma diretoria. Nossos encontros ocorrem às quintas, com várias atividades durante a semana. As viagens são particulares e, assim como as demais ações, têm a finalidade de evitar o sedentarismo, dando opções de lazer aos idosos”, explica.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?