Capivari

Guarda Civil realiza Operação Natal Seguro

Há aumento em 40% do contingente de patrulhamento na área central do município (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)
Há aumento em 40% do contingente de patrulhamento na área central do município (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

A Guarda Civil de Capivari realiza neste mês de dezembro, por conta da abertura do comércio de rua no período noturno, a Operação Natal Seguro, que consiste no aumento em 40% do contingente de patrulhamento na área central do município à noite. Até 21 de dezembro, conforme a Acic (Associação Comercial e Industrial de Capivari), as lojas do Centro da cidade ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 9h à 22h. Aos sábados, inclusive o dia 22, o horário de funcionamento é das 9h às 18h. Aos domingos, incluindo o 23, das 9h às 16h. Nos dias 24 e 31 de dezembro, o comércio ficará aberto das 9h às 19h.

Conforme a GC, o movimento na região central da cidade cresce com as lojas abertas até mais tarde e as pessoas, por conta das compras de Natal, carregam maiores quantidades de dinheiro, além de cartão de crédito, o que chama a atenção da criminalidade. Diante disso, a GC recomenda atitudes que podem inibir a aproximação de criminosos no momento das compras e a entrada deles nas residências em caso de viagens.

Nos corredores comerciais, no ato do saque de dinheiro, a orientação é tomar cuidado com indivíduos bem trajados e com boa comunicação que chegam oferecendo ajuda. Neste caso, é fundamental verificar se quem está disponibilizando auxílio é, de fato, funcionário da agência bancária. Nunca se deve pedir ajuda a terceiros para fazer transações bancárias. Durante as compras, as bolsas precisam estar fechadas e o celular sempre no bolso lateral das calças, bermudas e shorts. Outra dica é andar acompanhado.

Se a residência for ficar sozinha, a GC instrui para que os proprietários deixem as chaves do domicílio com algum vizinho, de modo que este acenda as luzes da casa à noite, apague durante o dia e não permita o acúmulo de correspondências. Além disso, é importante informar um número telefônico para contato em caso de emergências. O telefone da Guarda Civil é 153 e fica disponível 24 horas para atendimento.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?