CapivariNotícias

Guarda Municipal ganha 100 rádios portáteis

30/05/2014

Guarda Municipal ganha 100 rádios portáteis

Equipamentos foram doados pela Guarda Civil Metropolitana de São Paulo
Ao lado de guardas, secretário Gamaliel de Souza confere novos rádios (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)
Ao lado de guardas, secretário Gamaliel de Souza confere novos rádios (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

CAPIVARI – A Guarda Municipal recebeu na quinta-feira, 22, 100 rádios portáteis, do tipo HT, da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. Segundo a Secretaria da Defesa Social, a força de segurança da capital já doou cerca de três mil aparelhos a cidades paulistas após passar a utilizar modelos digitais.

“Temos contato com o comandante da Guarda Metropolitana, Gilson Menezes, e com o guarda Carlinhos Silva, que também é suplente de deputado federal. Solicitamos a doação por meio de ofício e, graças ao bom relacionamento entre as corporações, fomos atendidos”, diz o secretário da Defesa Social, Gamaliel de Souza. Ele explica que o acordo foi intermediado pelo guarda capivariano Gilmar Leite, que é suplente de vereador e possui contato com Silva.

Toda a comunicação entre a base da corporação e os guardas é feita por rádio. No entanto, nem todos os cerca de 90 agentes da corporação trabalham com o aparelho portátil. “Possuímos aproximadamente 60 rádios. São equipamentos antigos, as baterias não duram muito tempo”, afirma.

Com os novos rádios, mais modernos que os atuais modelos utilizados pela Guarda Municipal, Souza prevê mais eficiência nos trabalhos da corporação. “Com a doação, todo o efetivo passará a utilizar rádio. A comunicação é um requisito fundamental do nosso dia a dia. Sem informação não fazemos nada.”

A Guarda Municipal também recebeu cinco rádios base. Os equipamentos são instalados em pontos fixos e deverão equipar, por exemplo, o canil, a Defesa Civil e a Central de Monitoramento, de acordo com Souza.

Promad

Lançado pela Guarda Municipal no ano passado, o Programa Municipal Antidrogas (Promad) iniciou na noite de quarta-feira, 28, pela escola Teresinha de Jesus Macluf, a formatura de 45 dos cerca de 350 estudantes que participaram do curso neste primeiro semestre.

Direcionado a alunos de 5º ano, o Promad é aplicado durante nove encontros. De forma interativa e lúdica, os instrutores do projeto – todos guardas municipais – promovem atividades que buscam conscientizar e transformar os estudantes em “multiplicadores” da prevenção ao consumo do álcool e outras drogas na sociedade.

O prefeito Rodrigo Proença (PPS), acompanhando pelo vice Vitor Riccomini (PTB), prestigiou a cerimônia e afirmou que, entre tantos investimentos na Guarda Municipal, como cursos, compra de equipamentos, renovação da frota e inauguração do Canil, o Promad é o “mais barato e importante deles”.

“O Promad é a valorização à vida. Acreditamos nos estudantes em seu poder multiplicador de disseminar informações sobre perigos do uso de drogas lícitas e ilícitas. As crianças vão mudar a sociedade”, diz Proença.

Para o secretário da Defesa Social, Gamaliel de Souza, ao aplicar o Promad nas escolas, a prefeitura investe no futuro. “As drogas são uma realidade, não podemos ficar de braços cruzados. Temos de cuidar bem das nossas crianças. São elas que amanhã estarão em nossos lugares, ocupando cargos, construindo uma cidade melhor”.

Carolina Bertolli Silva, de 10 anos, premiada com uma bicicleta pela melhor redação sobre o curso, disse ter aprendido ensinamentos que levará “para a vida toda”. “Aprendi que devemos respeitar o próximo, não fumar, não praticar bullying e ficar longe das drogas”, conta.

Mãe de Carolina, Lucilene Bertolli Silva elogiou a iniciativa da prefeitura. “Aquilo que ela aprendeu com o Promad na escola levou para casa e compartilhou com toda a família. É uma experiência aprovadíssima”, declara.

Até 10 de junho, a Guarda Municipal realizará formaturas em outras cinco escolas: Ana Aparecida Rufino Dias (dia 29, às 19h), Hermínia Ferraz de Camargo Penteado (dia 30, às 7h), Cherubim Fernandes Sampaio (dia 31, às 10h), Dirceu Ortolani Stein (dia 9, às 19h) e Derly Andriotti (dia 10, às 19h). Na Cnec, que também recebeu o Promad neste primeiro semestre, a entrega dos certificados ocorrerá em agosto, em data a ser definida.

Convênio

A Guarda Municipal obteve na terça-feira, 20, a aprovação de convênio com Polícia Federal em cumprimento da Lei Federal nº 10.826/2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição.

“É mais uma conquista histórica da administração Rodrigo [Proença, prefeito] e Vitor [Riccomini, vice-prefeito]. A Guarda Municipal existe desde 1937 e só agora firmou convênio com a Polícia Federal”, diz o secretário da Defesa Social, Gamaliel de Souza.

De acordo com ele, o convênio permitirá que a corporação compre novas armas. “Assim que obtivemos a aprovação, já começamos a trabalhar para adquirir novo armamento. Será mais uma melhoria dentro desse grande processo de reestruturação da corporação que iniciamos em 2013”, afirma.

O acordo também facilitará, por exemplo, a participação da Guarda Municipal em cursos e treinamentos oferecidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão ligado ao Ministério da Justiça, além de permitir que a corporação pleiteie verbas do governo federal para aquisição de equipamentos.

O processo de liberação ocorre em três etapas e consiste no levantamento de documentos e informações. “A gestão passada tentou, mas o processo não teve andamento. Levantamos uma nova documentação, atendemos todas as exigências da Polícia Federal e agora conseguimos a aprovação”, explica Souza.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?