Capivari

Guardas Civis de Capivari fazem treinamento com Grupo Especial de Reação

Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari

Oito Guardas Civis de Capivari participaram de um curso de aperfeiçoamento sobre Atendimento Pré-hospitalar de Combate, ministrado pelo Grupo Especial de Reação, o GER, durante todo o sábado, dia 06.

A capacitação foi realizada na sede do Tiro de Guerra. Guardas Civis de Campinas e Indaiatuba e 13 Policiais Civis também acompanharam o treinamento. O GER faz parte do grupo de elite da Polícia Civil.

Conhecido como APH de Combate, o atendimento pré-hospitalar é fundamental para socorrer agentes de segurança e cidadãos feridos durante uma ocorrência, seja por tiro, faca ou agressão física de outra natureza.

O objetivo é prestar os primeiros atendimentos até que a pessoa ferida possa ser levada a um hospital para atendimentos médicos.

De acordo com o médico legista da Polícia Civil que ministrou o curso, Paulo César Castelo Branco, a Guarda Civil muitas vezes é a primeira a chegar a ocorrência e, por isso, está mais exposta ao risco.

“Seja um assalto, uma agressão ou um vandalismo, o Guarda Civil acaba sendo acionado primeiro e tem uma reação rápida ao delito”, afirma.

O treinamento contou também com a participação do Delegado de Polícia Rubens Orrin e dos Policiais Tomás Perroni e Rafael Liberato Bastos.

Para o secretário de Segurança Pública, Mauro Júnior, a parceria com instituições como o GER proporcionam conhecimento aos Guardas, o que reflete numa atendimento melhor de ocorrências.

“Nós queremos profissionais mais preparados, equipados e motivados para realizar um trabalho eficiente e digno ao cidadão”, afirma.

Durante o período da manhã, foi ministrada a parte teórica. Depois do almoço, os alunos tiveram aulas práticas, com simulação de ocorrências e aplicação de ferramentas como torniquete – instrumento usado para conter sangramento.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?