Opinião

Hiperatividade prejudica o sono

06/06/2014

Hiperatividade prejudica o sono

Shigueo Yonekura é especialista em sono pelo Hospital das Clínicas da USP e médico do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba (Foto: Arquivo/O Semanário)
Shigueo Yonekura é especialista em sono pelo Hospital das Clínicas da USP e médico do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba (Foto: Arquivo/O Semanário)

Artigo | Por Shigueo Yonekura

A hiperatividade afeta aproximadamente 3% das crianças em idade escolar. Costumam ser agitadas e inquietas em todas as situações. Na hora de levar o filho para a cama os pais também encontram muita dificuldade, já que pressupõe a interrupção de qualquer atividade. O sono é agitado e a atividade motora é excessiva à noite. Algumas crianças chegam a cair no chão à noite, outras fazem movimentos com as pernas e se viram até ficar com a cabeça voltada para o pé da cama.

O transtorno sem acompanhamento devido já é um grande problema e, somado ao sono de má qualidade a situação se torna ainda pior.

Os hiperativos apresentam dificuldades para acalmar seus mecanismos de vigília, que podem ser estimulados pelo menor indício visual ou sonoro. Pequenos ruídos de dentro do quarto, como de irmãs ou irmãos, e luzes atrapalham o sono.

Os problemas com o sono se tornam frequentes tanto para a criança hiperativa como para os pais. Alguns medicamentos podem ajudar no adormecimento, mas devem ser usados com cautela e com orientação de um especialista.

É de extrema importância ter um sono de qualidade na infância, já que cerca de 90% do hormônio de crescimento é liberado durante o sono.

Crianças que dormem mal correm mais riscos de ter problemas com o desenvolvimento físico, podem apresentar baixo desempenho na escola, insegurança, timidez, mau humor, dificuldade de relacionamento com as outras crianças e solidão.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?