Opinião

História resgatada

claubijeine-cavalcante-rojas-jornalista
Claubijeine Cavalcante Rojas (Foto: Arquivo pessoal)

Eu sou Claubijeine Cavalcante Rojas, jornalista há 24 anos. Fiz parte da equipe do Jornal O Semanário em dois momentos. Em 2003 e em 2011. Foram duas experiências gratificantes. Participar da história da cidade em que você nasceu é extraordinário. E algumas marcam mais do que outras, como quando registramos a destruição da casa de Júlio Henrique Raffard, fundador da cidade, local onde se hospedaram Dom Pedro e a princesa Isabel, por conta da criação do então moderno engenho de açúcar.

Naquele momento denunciamos o fato, que deu origem a uma ação civil pública contra o Grupo Cosan que na época era proprietário da Usina Rafard.

Em decisão judicial, mais tarde, o grupo foi condenado a indenizar o município, o que deu origem ao Centro Cultural de Rafard. Infelizmente, a casa do fundador ficou apenas na memória. Mas o Jornal O Semanário cumpriu uma brilhante missão de resgatar a história da fundação do nosso município.

Entrevistar pessoas e contar suas histórias foi outro momento muito interessante que vivi ao lado de pessoas queridas como Túlio Darros, Renato Darros, José Carlos “Zé Coquinho” e Roberta Darros, os meninos da gráfica e os colaboradores que, semanalmente nos enviavam seus artigos.

A vivência com todos foi de amizade, serviço à comunidade e conhecimento, que juntos adquirimos e que levo sempre em minha vida profissional e pessoal. Um desses conhecimentos que vivi muito bem na prática foi: “o jornal tem que ser imparcial, você ouve os dois lados, e é o leitor quem tira as conclusões dele”. Esta frase era constantemente nos lembrada por “Zé Coquinho”. E este princípio jornalístico sempre me norteou, e me permite olhar e ter a certeza de que ele faz muita, mas muita falta mesmo no jornalismo atual.

Agradeço muito ao Jornal O Semanário e parabenizo todos aqueles que de alguma forma contribuíram para sua história de amor com o município de Rafard e região.

Por Claubijeine Cavalcante Rojas, jornalista desde 1996, bacharel em Direito, pós graduanda em Direito Civil e Advocacia Extrajudicial. Desde 2013 é diretora de Comunicação na Câmara Municipal de Capivari

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?