CapivariDestaques

Hojé é comemorado o Dia Mundial da Voz

Saúde Vocal também é importante; comer maçã ajuda na ressonância vocal, afirma fonoaudióloga

Nesta sexta-feira, 16 de abril, é comemorado o dia Mundial da Voz, uma celebração que começou no Brasil, em 1999, e em 2003 passou a ter expressão internacional, com eventos nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

Para falar mais sobre o assunto, um grupo de quatro fonoaudiólogas, que trabalham juntas em Capivari, deram dicas sobre os principais cuidados que devem ser observados quando se trata da saúde da voz.

A primeira dica vem da fonoaudióloga Elizaete da Costa Arona. Ela orienta que para cuidar bem da voz, é indicado evitar gritos, gargalhadas exageradas e mudanças bruscas de temperatura. Bebidas alcóolicas também podem ser prejudiciais à voz.

dia-da-voz
Grupo de Fonoaudiólogas (Foto: Arquivo pessoal)

“Alguns sinais de que podem estar ocorrendo problemas com a voz também devem ser observados, como rouquidão que não passa, cansaço ao falar, mudanças na intensidade e frequência da voz, por exemplo, se estiver fina, grossa, forte ou fraca demais pode indicar alguma alteração vocal”, explica Elizaete.

A fonoaudióloga Ligia Francisca Prestes Della Riva explica que, cientificamente não há estudos que comprovem o benefício dos alimentos para manter uma voz saudável, porém a ingestão de água e alimentação saudável são grandes aliados para manter a saúde vocal.

“A maçã, por exemplo, pode ser ingerida antes da atividade vocal, pois contém propriedades adstringentes e podem auxiliar na melhora da ressonância vocal”, comenta a profissional.

Outro cuidado importante com a voz é ficar atento aos sinais de enfermidade, como laringite, grânulos, paralisia de pregas vocais, nódulos vocais, pólipos vocais, câncer de laringe, condições neurológicas, entre outras.

“Estas enfermidades e também a alteração vocal, como a rouquidão, por tempo prolongado, deve ser avaliada pelo médico especialista e se necessário ser acompanhado por um fonoaudiólogo”, esclarece a fonoaudióloga Luciane Candido de Moraes Petrini.

dia-da-voz-2
Foto: Arquivo pessoal

Para os muitos profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, as dicas também são importantes. Respeitar o limite vocal, evitar abusos e o uso prolongado da voz sem descanso, manter uma alimentação saudável e ter cuidado com o uso de roupas apertadas ao fazer uma palestra, por exemplo, são algumas das orientações da fonoaudióloga Vanessa Alessandra Tonisso.

Ela lembra também que não é indicado usar pastilhas ou sprays a fim de reduzir uma dor na garganta, pois isso pode mascarar um problema mais grave.

“É preciso buscar uma avaliação de qualidade quando a rouquidão ou a dor persistir por mais de 5 dias”, orienta.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?