Rubinho de Souza

Homenagem a Dona Branca

Continuando com nossa política de resgatar os fatos e reportagens publicadas no Jornal “O Progresso” do saudoso José Miguel Bósio, hoje transcrevemos na íntegra uma homenagem publicada no dia 05 de outubro de 1957 no referido periódico, escrita pelo Pe. Victorio Freguglia em que ele enaltece a vida de Dona Branca Pellegrini de Moraes Barros.

Hoje Rafard prepara-se para celebrar uma festa de gratidão e homenagem cordial à sua bondosa mestra, Profa. Dra. Branca Pellegrini de Moraes Barros, pelos valiosíssimos trabalhos prestados à população, durante mais de quarenta anos a fio, através dum fecundo magistério, exercido com total abnegação e quase infinita paciência.

Qual bom semeador, a semear com carinho a boa semente e cuidá-la com desvelo e paciência, esperançoso de vê-la germinar, desenvolver-se, crescer, verdejar, florescer e, por fim lourejar em vasta messe, assim foi a missão desta dedicada mestra, ora homenageada.

Já, desde o longínquo ano de 1914 Dra. Branca exercia seu magistério, lecionando como substituta em Mombuca. Em 1918 recebia nomeação para Alambarí do meio em Rio das Pedras, para, em 1922, ser removida passando a lecionar nas Escolas Reunidas de Rafard, em 1925 convertida em Grupo Escolar.

Dotada de excepcionais dotes de mestra e educadora, prestou com brilhantismo o concurso de Diretora, em 1949, tendo sido nomeada, então, para a Diretoria do Grupo Escolar de Itapui-Delegacia de Rio Claro.

Dona Branca (Foto enviada pelo colunista)
Dona Branca (Foto enviada pelo colunista)

Em 1950, era removida para a Diretoria do Grupo Escolar de Itapeva e após, gloriosa jornada de magistério, aposentou-se em agosto de 1957.

E hoje, Dra. Branca, num doce oásis de sua vida, de longos anos de intensivo labor, encanta-se na contemplação dos frutos de seus ingentes trabalhos e ásperas labutas.

Porém, a sua grande atividade não se limitou apenas no campo do magistério.

Foi além ainda. Merecem especial menção os seus preciosos serviços prestados à igreja, nesta Paróquia. Foi verdadeiramente o “braço direito” do Vigário, sempre pronta a auxiliar desinteressadamente.

Por muito tempo vem orientando e guiando seguramente a Associação do Apostolado da Oração, do qual faz parte como Presidente, quase ininterruptamente desde sua fundação.

Por isso, a Igreja e a População de Rafard querem prestar-lhe uma justa homenagem, e deixam consignados aqui seus votos de muita felicidade, os protestos de elevada admiração, profunda gratidão e efusivos cumprimentos.

(Pe. Victorio Freguglia)logo do fundo do baú raffard

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?