Geral

Hora de ajustar a rotina do sono na volta às aulas

Após o fim das férias escolares, os alunos precisam ajustar o relógio biológico e seguir uma rotina mais rígida nos horários de dormir e acordar.

Durante os dias de descanso, as crianças e adolescentes costumam ir para a cama mais tarde, além de muitos trocarem o dia pela noite, o que dificulta o retorno às aulas.

Shigueo Yonekura é especialista em sono pelo Hospital das Clínicas da USP e médico do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba (Foto: Arquivo/O Semanário)

De acordo com Shigueo Yonekura, neurologista do Instituto de Medicina do Sono de Campinas e Piracicaba, é comum encontrar alunos sonolentos nos primeiros dias de aula, com dor de cabeça, irritabilidade, com sensação de cansaço e com dificuldades de concentração.

“Uma noite mal dormida ou com poucas horas de sono pode piorar o desempenho escolar dos estudantes”, destaca.

Para amenizar os efeitos da sonolência, o médico orienta que as crianças durmam cerca de dez horas e os adolescentes em média nove horas.

“Ter uma boa noite de sono ajuda o estudante a ter disposição para manter um bom nível de atenção.

Dormir bem e durante as horas recomendadas para cada faixa etária contribui para manter o corpo e a mente mais saudável”, destaca o especialista em sono pelo Hospital das Clínicas da USP.

Vale lembrar que o sono é uma questão de hábito e os pais devem ensinar as crianças a manter uma rotina adequada, reforçando a importância da hora do descanso.

Ele diz, ainda, que o sono no período noturno não deve ser substituído por cochilos durante o dia.

Para que o organismo consiga se adaptar com mais facilidade, o neurologista orienta os estudantes a retomar aos poucos os horários e a rotina do dia a dia escolar.

O ideal é começar a dormir e levantar mais cedo pelo menos cinco dias antes do fim das férias.

Yonekura explica que o sono interfere diretamente no aprendizado e na consolidação da memória.

“Sem um sono reparador, os alunos não conseguem reter tudo que aprendem. Enquanto dormimos, principalmente durante os sonhos, gravamos tudo o que aprendemos durante o dia.

Se dormimos menos horas do que o recomendado, gravamos menos informações e temos mais dificuldade para aprender”.

O sono também ajuda no crescimento e diminui as chances de infecções.

“A criança que dorme pouco tende a crescer menos, já que durante o sono o corpo secreta o GH, o hormônio do crescimento”, ressalta Yonekura.

Na hora de dormir, o médico destaca a importância de manter um ambiente escuro e silencioso para o descanso.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?