RegiãoSaúde

Hospital da Unimed Sorocaba completa 26 anos como referência na área da saúde

Em 30 de janeiro de 1996 a Unimed Sorocaba inaugurou o Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), uma das maiores e mais modernas instalações médica da região.

O hospital foi um marco para a saúde do município, que estava há 30 anos sem que nenhum novo hospital fosse inaugurado.

Foto: Divulgação

Nos últimos 26 anos, a cooperativa investiu em ampliações, equipamentos, novas tecnologias, treinamento, equipe e principalmente no atendimento humanizado, transformando o hospital em um dos mais modernos e bem equipados do Sistema Unimed Nacional.

Instalado em uma área de 91 mil m², o hospital acompanhou o desenvolvimento de Sorocaba e região e se tornou referência na área da saúde como uma unidade de ponta, tornando-se o maior símbolo da cooperativa médica sorocabana.

Foto: Divulgação

Atualmente, o HMS conta com cerca de 1.800 colaboradores, 222 leitos operacionais, sendo 30 de UTI Adulto e 18 de UTI Infantil e Neonatal, além de 13 salas cirúrgicas.

O médico oncologista Gustavo Ribeiro Neves, presidente da Unimed Sorocaba, destaca que o Hospital Dr. Miguel Soeiro considerado um dos mais bem equipados e modernos do Sistema Unimed Nacional.

“Temos orgulho de fazer parte da história de Sorocaba e contribuir com o crescimento dela, oferecendo serviços de saúde de ponta para os sorocabanos e moradores da região”, comenta.

Pandemia

Desde sua inauguração, o HMS passou por várias expansões e a mais recente, em janeiro de 2020, foi fundamental para o combate à pandemia da Covid-19. Com a ampliação de sua UTI adulto, o hospital passou a oferecer 30 leitos individualizados e farmácia-satélite.

Essa ampliação permitiu ao HMS melhorar sua capacidade de atendimento e naquele mesmo ano foram registadas 15.059 internações, 104.595 atendimentos de emergência e 314.176 exames de imagem.

Além dos leitos de UTI, o Hospital Dr. Miguel Soeiro conta com uma equipe multidisciplinar de médicos, profissionais de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, de serviço social e de limpeza, que estão na linha de frente no enfrentamento dessa doença.

Foto: Divulgação

Desde o início da pandemia, medidas de prevenção e controle foram implementadas visando evitar e reduzir ao máximo o número de transmissão da doença. No ano de 2021, a taxa de letalidade – proporção do total de mortes pelo total de doentes – foi de 1,2%, uma das mais baixas entre os hospitais do país, que apresentava como referência 4,2 %, segundo a BMK-Fiocruz. Por essa razão, a instituição passou a ser considerada referência no tratamento de pacientes graves da Covid-19.

“Assim que a pandemia foi decretada, o Conselho de Administração e o Conselho Técnico, juntamente às diretorias do Hospital e Executiva, se uniram imediatamente e definiram planos de contingência, absolutamente determinantes durante os meses seguintes.

Tivemos momentos em que a UTI ficou lotada e os leitos de enfermaria destinados se tornaram insuficientes, necessitando que fossem estruturados outros setores contingenciais. Já chegamos a ter cerca de 80 pacientes de Covid-19 internados na UTI”, explica Neves.

Transplantes

O HMS é ainda referência na realização de transplantes, muitos deles feitos para pacientes cobertos com recursos do SUS. Esse movimento iniciou nos anos 2000, quando transplantes de rim, córnea, fígado, coração e medula óssea começaram a ser realizados no hospital.

A instituição também se credenciou para a realização de outros tipos de transplantes, como pâncreas, tecidos e o conjugado pâncreas-rim. Com o credenciamento para a realização de transplantes de fígado, o Hospital Unimed de Sorocaba tornou-se a quarta instituição do interior do Estado de São Paulo capacitada para tal procedimento e a terceira em casos de transplantes de coração.

Até meados de dezembro de 2021 já haviam sido realizados 851 transplantes de córnea, 245 de fígado, três de fígado-rim, 18 de rim, 316 de medula óssea autólogo e 32 de medula óssea alogênico, 21 de coração, 48 de ossos e quatro de rim intervivos.

Certificações

Em 2019, o Hospital Dr. Miguel Soeiro conquistou o HIMSS-7, certificação máxima da Health Information and Management Systems Society (HIMSS) Analytics. Entre as certificações relacionadas à assistência vigentes estão o Padi (Programa de Acreditação de Diagnóstico de Imagem), o PALC ( Programa de Acreditação Laboratorial) e a JCI (Joint Commission International), considerada destaque mundial em excelência e confiabilidade no compromisso hospitalar com a segurança do paciente.

A instituição sorocabana foi a primeira do interior do estado de São Paulo e a única de todo o Sistema Unimed a alcançar este diferencial.

Além disso, o HMS foi uma das cinco únicas instituições de saúde brasileiras contempladas no Health Care Climate Challenge, iniciativa da rede Global Green and Health Hospitals (GGHH). O Hospital recebeu a medalha de ouro na categoria Energias Renováveis, tornando-se oficialmente um dos Campeões do Clima de 2019.

Sobre a Unimed Sorocaba

Considerado o maior sistema de cooperativas de saúde do mundo, a Unimed do Brasil é formada por 341 cooperativas. Juntas, elas congregam 118 mil médicos, 18 milhões de beneficiários e 135 hospitais próprios.

A Unimed Sorocaba insere-se no grupo classificado como de grande porte, por ter em sua carteira mais de 100 mil clientes diretos, além de outros 79 mil atendidos via intercâmbio.

Atualmente, a instituição é formada por 1.200 médicos cooperados e 2.533 colaboradores. O Hospital Dr. Miguel Soeiro é um dos mais modernos das 135 instituições hospitalares do Sistema Unimed nacional. Por essa razão, é considerado como referência, capacitado para cirurgias de alta complexidade, inclusive oito tipos de transplantes de órgãos – como coração, fígado, medula óssea, entre outros.

Serviço:

Hospital Dr. Miguel Soeiro
Endereço: Rua Antônia Dias Petri, 135 – Parque Santa Isabel – Sorocaba-SP
Contato: (15) 3229-3000
Atendimento 24 horas

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?