CapivariSaúde

Hospital Unimed tem estratégias para combate ao Covid-19

Foto: Divulgação/Unimed Capivari

O Brasil todo está mobilizado por conta do novo Coronavírus (Covid-19). E na Unimed Capivari não é diferente. São milhares os casos por todo o Brasil, com o maior número deles no Estado de São Paulo. E estes números estão crescendo diariamente. Por isso, a necessidade de se estar bem preparado e com estratégias alinhadas.

Pensando nisso, são frequentes as reuniões entre diretoria e médicos no intuito de poder oferecer o melhor para nossos beneficiários. Vale lembrar que foi criado no último dia 13 de março o Comitê do Covid-19. A Comissão é composta pelo Diretor Técnico do HUC, Dr. Annibal Constantino Guzzo, pelo infectologista da CCIH, Dr. Eduardo Fakiani Makatti e pela enfermeira da CCIH, Tatiane Jesus Alegrini.

Com as readequações feitas em nosso Hospital, hoje são feitas duas triagens, 24 horas por dia. Uma equipe está focada e direcionada apenas para os casos de sintomas suspeitos do Covid-19, e outra para os demais atendimentos. As pessoas com sintomas do novo Coronavírus são atendidas numa ala especial, onde geralmente se encontra o setor de Especialidades. A intenção é fazer com que essas pessoas não transmitam um eventual vírus às outras. Vale citar que, assim que adentra ao Hospital, qualquer pessoa deve colocar máscara e higienizar as mãos com o álcool em gel.

Outra importante adequação foi a estrutura de UTI para tratar os casos mais graves da doença.

“Conseguimos duplicar a quantidade de leitos para este fim com a utilização de outras áreas do hospital que já contam com a estrutura necessária. Assim este redimensionamento estará mais preparado para atender a demanda esperada. Em caso de superlotação desta nova estrutura ampliada, contamos ainda com plano secundário de aumento da capacidade”, diz a nota da Unimed.

Segundo o hospital, todos os colaboradores e cooperados encontram-se bem treinados a agir mediante esta pandemia, já que foram definidos protocolos internos. Além disso já foram contratados profissionais para reforço da equipe e “temos pessoas em lista de espera em caso de necessidade”.

Outro fato relevante é que o Hospital Unimed já conseguiu comprar os EPIs necessários para a proteção dos profissionais da saúde em quantidade suficiente para nossa demanda esperada.

Resfriados leves

Mesmo com todas as instruções oferecidas pelos meios de comunicação a todo momento, ainda é considerável o número de pessoas que procuram o Hospital da Unimed Capivari com sintomas leves de resfriados. Para estes casos, a recomendação é ficar em casa. Deve-se procurar atendimento médico apenas em casos de febre alta e persistente, tosse seca e dificuldade respiratória.

Outro ponto importante que os médicos estão sempre reforçando, é a necessidade de se higienizar bem as mãos, principalmente com água e sabão quando se está em casa. O álcool em gel também é muito importante neste sentido. Outra recomendação importante é evitar aglomerações e, se possível, ficar em casa, para que o vírus se propague o menos possível.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?