CapivariDestaques

I Festival Encena Capivari reúne diversidade cultural graças à Lei Aldir Blanc

O Festival contará com diversas apresentações artísticas, espetáculos teatrais, conferência livre de cultura, além de formação gratuita para artistas, educadores e sociedade civil

O I Festival Encena Capivari acontece nos próximos dias 22 a 24 e 29 a 31 de outubro reunindo não apenas artistas e educadores da área da cultura, mas também produtores e pesquisadores convidados, sob a direção do Grupo Mascavo e a Cia Ui de Teatro. Idealizado por eles, o Festival recebeu o apoio da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Cultura e Turismo de Capivari, e foi realizado através da Lei Aldir Blanc, via Secretaria Especial de Cultura do Governo de São Paulo do Ministério do Turismo.

Entre os nomes convidados estão a contadora de Histórias Valéria Tanese; a atriz e diretora teatral, doutora em Arte Educação pela USP, Andrea Cavinatto; e a própria diretora teatral Vivian Ui (uma das organizadoras do evento). Dentre os produtores culturais, estão envolvidos Marcos Pardim (MP Produtora Arte e Cultura), Rogério Alves (Associação Cultural Casa Destelhada) e o curador do Centro Cultural EAC, Luís Frederico; além do professor e pesquisador Pedro Ferreira (Instituto Iddea).

Para os organizadores, a Lei de incentivo Aldir Blanc, aprovada durante a pandemia de Covid19, trouxe a oportunidade de não apenas mostrar um panorama da criação existente, mas também o de contratar diversos trabalhadores do setor da Cultura da região, mantendo vivo o teatro, a música e as artes em geral.

Segundo Vivian Ui, que há anos desenvolve as Artes Cênicas em Capivari, as Leis de incentivo são de extrema importância. “O Festival gera capital de giro não só para artistas, mas também, aos profissionais de equipe técnica que foram contratados para montagem de cenário e iluminação”, disse. “Sem essas leis, é muito difícil dar continuidade a projetos e coletivos artísticos”, enfatizou a diretora artística.

O Festival pretende ser um espaço de alta qualidade, com troca de experiências, debates, e articulação e intervenção, mas seu objetivo maior é o de construir caminhos e alternativas para o desenvolvimento social e cultural do município. Para os coordenadores do evento, é necessário propor políticas públicas culturais engajando ativamente a sociedade civil e as pessoas interessadas em produzir ou consumir cultura na região.

Nesse sentido, Rodrigo Nardi, diretor executivo do Grupo Mascavo, explica que a frente ampla de artistas, produtores e pesquisadores de Arte e Cultura visou tornar este um projeto anual em Capivari, com possibilidade de continuar não apenas através de leis de incentivo, mas também pelo apoio do público e de empresários.

Para envolver o público de forma ampla, “buscamos levar ao público seis dias de atividades culturais, sendo a primeira semana de atividades online e a segunda semana espetáculos presenciais”, informou Nardi. “Faremos o nosso melhor para oferecer à população o que sabemos fazer e oferecer: Arte e Cultura”, enfatizou ele.

Cronograma / Programação

Dia 22/ 10 / 2021
SEX – 19:00 HORAS

ABERTURA
Conferência Livre de Cultura e Arte.
Mediador / PALESTRANTE: Marcos Pardim
Convidados: (Ação Virtual através dos canais da Prefeitura Municipal de Capivari e através de canal da CuCa Livre).

Dia 23/ 10/ 2021
SAB – 19:00 HORAS

PALESTRA: O universo da contação de história para crianças.
Palestrante: Valéria Tanese.
(Ação Virtual através dos canais da Prefeitura Municipal de Capivari e através de canal da CuCa Livre).

Dia 24/ 10 / 2021
DOM – 19:00 HORAS

PALESTRA: Políticas Públicas Culturais.
O Artista Capivariano e as Relações com o Órgão Público.
Palestrante: Rogério Alves.
(Ação Virtual através dos canais da Prefeitura Municipal de Capivari e através de canal da CuCa Livre).

Dia 29/ 10 / 2021
SEX – 19:00 HORAS

Espetáculo: Musical Um Pouco de Elis
(Ação Virtual e/ou Presencial dentro dos Protocolos) caso seja, em modo online através dos canais da Prefeitura Municipal de Capivari e através de canais da Cia Ui de Teatro.

Dia 30 / 10 / 2021
SAB – 16:00 HORAS

Espetáculo: A BUSCA
(Ação Virtual e/ou Presencial dentro dos Protocolos) caso seja, em modo online através dos canais da Prefeitura Municipal de Capivari e através de canais da Cia Ui de Teatro.

Dia 31 / 10 / 2021
DOM – 19:00 HORAS

Espetáculo: A CIDADE
(Ação Virtual e/ou Presencial dentro dos Protocolos) caso seja, em modo online através dos canais da Prefeitura Municipal de Capivari e através de canais da Cia Ui de Teatro.
Exposição Luz Antiga. O proponente do projeto cederá à Secretaria de Cultura Material de seus trabalhos como fotógrafo junto à Cia Ui de Teatro contendo Posters de Patrimônios Imateriais Culturais de Capivari e Espetáculos da Cia.

Por Isabel Gnaccarini

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?