Região

Igrejas têm Dia de Oração pela paz no Afeganistão e campanha “SOS Haiti”

Diante dos dramas humanitários que atingem diferentes nações na atualidade, a Diocese de Piracicaba incentiva os cristão e todas as igrejas católicas, das 15 cidades do território diocesano, a aderirem a duas iniciativas de fé e caridade pelos povos do Afeganistão, que sofre com a guerra, e do Haiti, atingido recentemente por terremoto de grande magnitude.

Após apelo do Papa Francisco durante o Angelus do último domingo (29 de agosto), as igrejas da Diocese realizam nesta quarta-feira (1º de setembro) o Dia de Oração e Missão pela Paz no Afeganistão.

A jornada de orações, jejum e penitência pelo povo afegão atende também à proposta da Conferência nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que sofre (ACN). Cada paróquia deverá realizar sua própria programação ou orientação aos fiéis.

Igrejas fazem Dia de Oração pela paz no Afeganistão e campanha. Foto: Divulgação

Já em relação às vítimas do terremoto de magnitude 7,2 que abalou o Haiti em 14 de agosto, os fiéis são convidados a contribuir com a campanha “SOS Haiti”, uma ação de apoio humanitário que envolve, além da CNBB, a Cáritas Brasileira, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), o Movimento Educação de Base (MEB) e a Associação nacional de Educação Católica do Brasil (Anec).

O objetivo da campanha é arrecadar recursos para adquirir itens de primeira necessidade como: alimentos, água potável, barracas, lonas, materiais de higiene e limpeza, medicamentos, atendimento médico, transporte, combustível, entre outros produtos para apoiar a população haitiana.

As doações podem ser feitas até 20 de novembro e, para isso, a Cáritas Brasileira disponibilizou duas contas bancárias (confira abaixo). Todo o recurso arrecadado será destinado às vítimas por meio da Rede Cáritas Internacional.

Contas

As contribuições ao povo haitiano podem ser enviadas por meio da Caixa Econômica (Agência 1041 – Conta Corrente 1132-1 – Operação 003 – CNPJ: 33.654.419/0001-16) ou através do Banco do Brasil (Agência 0452-9 – Conta Corrente 123.969-4 – CNPJ: 33.654.419/0001-16).

Ajudas do Papa

Após o terremoto que atingiu o Haiti, o Papa Francisco, por meio do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, instituiu o envio de uma contribuição inicial de 200 mil euros (o que equivale a aproximadamente R$ 1,2 milhão) para o socorro às populações nesta fase de emergência, à qual se soma a já difícil situação causada pela covid-19.

Francisco também decidiu enviar uma primeira ajuda de emergência de cerca de US$ 69.000 às populações de Bangladesh, recentemente atingidas pelo ciclone Yaas, além de 100.000 euros à população do Vietnã, que se encontra em grave dificuldade devido às consequências socioeconômicas associadas à pandemia.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?