Capivari

II Jornada de Estudos em Computação do IFSP

19/06/2017

II Jornada de Estudos em Computação do IFSP

Foto: Divulgação/IFSP Campus Capivari
Foto: Divulgação/IFSP Campus Capivari

CAPIVARI | O IFSP Capivari promoveu nos últimos dias 5, 6 e 7 de Junho, a II Jornada de Estudos em Computação (JEC). O evento teve como público-alvo, alunos dos cursos Técnico Integrado em Informática e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de egressos e comunidade em geral.

A Jornada contou com uma série de 6 palestras, além de 2 mesas redondas, 1 hackthon (desafio de programação) e a apresentação de trabalhos acadêmicos interdisciplinares. O tema da II JEC foi “Mercado de TI”, logo as atividades foram focadas em apresentar e discutir sobre as possibilidades de inserção no mercado para os alunos durante e após suas formações. O professor Rafael Wendel Pinheiro destaca: “Acredito que foi muito proveitoso para os nossos alunos, pois as palestras foram direcionadas à todas as possibilidades que o mercado de TI oferece. Desse jeito é possível que cada um identifique e se aprimore naquilo que mais gosta, seja na área de programação, banco de dados, suporte, redes ou qualquer outra”.

A II JEC teve o apoio também da Senior Sistemas, uma empresa do ramo de TI com sede em Blumenau/SC e uma filial em Indaiatuba/SP. Diversos colaboradores da empresa apresentaram palestras durante o evento e lançaram também um desafio de programação para os participantes (hackthon) com o intuito de identificar possíveis talentos para participar de programas de estágio. O professor Paulo Renato Gavião comenta sobre esse apoio: “A colaboração da empresa Senior Sistemas foi bastante significativa, abordando temas atuais e de conteúdos importantíssimos! A participação da Senior Sistemas no evento possibilitou a abertura das portas da empresa para visitas técnicas, possibilidade de estágios para os nossos discentes e futuras parcerias”.

Umas das ações propostas em forma de mesa redonda foi o compartilhamento de experiências por parte de atuais e ex-alunos do IFSP Campus Capivari que já estão inseridos no mercado de trabalho. Eles relataram como a vivência na instituição os ajudaram e ainda ajudam na carreira que estão seguindo. O professor Carlos Paviotti destaca a importância dessa ação: “Além de possibilitar a nós professores rever nossos amigos e ex-alunos, essa atividade proporciona a nossa comunidade acadêmica a possibilidade de um bate papo com os nossos alunos e ex-alunos que estão atuando em T.I., papo este regados de incentivos e dicas para que persistam no estudo e dediquem para ser um profissional de T.I.”

A II Jornada de Estudos em Computação foi um evento organizado pelos professores de Informática do IFSP Campus Capivari com a colaboração da Coordenadoria de Extensão e com a parceria da Senior Sistemas.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?