NotíciasRafard

Iluminação do marco rotário em homenagem ao ‘Outubro Rosa’ é alvo de vandalismo

31/10/2014

Iluminação do marco rotário em homenagem ao ‘Outubro Rosa’ é alvo de vandalismo

Na segunda-feira, 27, refletor amanheceu destruído; moradora viu homem atirando uma pedra e chamou a polícia, mas não foi atendida a tempo
Refletor foi totalmente destruído em ato de vandalismo (Foto: Túlio Darros/O Semanário)
Refletor foi totalmente destruído em ato de vandalismo (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

RAFARD – Os rafardenses tiveram apenas duas semanas para apreciar o marco rotário, que fica no portal de entrada da cidade, na cor rosa. A iluminação especial em referência ao movimento mundial “Outubro Rosa”, que visa conscientizar mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, havia sido instalada pelo Rotary Club no sábado, 11, mas foi destruída no último domingo, 26.

Uma comerciante de 37 anos, que não quer ser identificada, disse ter visto um homem atirar uma pedra no refletor quando passava pelo local. “Meu marido pegou o celular e ligou no 190. Só que demorou muito pra atender e, quando atendeu, disseram que não era aquele número, que tínhamos que ligar na Guarda, porque todas as viaturas estavam empenhadas em um acidente”, conta.

Segundo ela, o ato de vandalismo aconteceu por volta de meia-noite. “Aí meu marido disse que não sabia o número e o atendente pediu para esperar que ele iria procurar. Mas aí já não adiantava mais, porque o rapaz já havia ido embora. Ainda bem que não era uma coisa mais grave, porque se fosse, como ia ficar? Estamos muito indignados, pois tinha ficado bonita a entrada da cidade”, completa.

Nas redes sociais, moradores repudiaram o ato de vandalismo. “Acredito que as pessoas que fizeram isso não têm noção de como o simples detalhe de uma luz rosa é importante e encorajador pra tanta gente. É triste saber que existem pessoas com pensamentos e atitudes tão pequenas”, disse a dona de casa Jéssica de Paula, 26. Para o vereador Alexandre Fontolan (PSDB), “é preciso colocar câmeras na cidade para pegar os vândalos”.

A iluminação foi adquirida com recursos próprios da instituição e custou cerca de R$ 300. Questionado se seria tomada alguma providência para evitar novos atos de vandalismo, o secretário do Rotary Club de Rafard, Túlio Darros, disse que a situação será discutida em reunião com todos os membros. O grupo também vai decidir se dará continuidade à ação que, no próximo mês, iluminaria o marco de azul em homenagem ao “Novembro Azul”, movimento de conscientização sobre o câncer de próstata.

“A campanha ‘Outubro Rosa’, que prosseguiria com o ‘Novembro Azul’, iluminando a entrada da cidade e realizada pelo Rotary de Rafard, chegou ao fim. Muito triste ver um trabalho bonito chegar ao fim dessa maneira. Falta de consciência e respeito. A pessoa que fez isso não deve saber nem o real significado da campanha”, lamentou Darros em seu perfil no Facebook.

O diretor de Imagem Pública da instituição, Antonio Machado, e idealizador da ação, também manifestou indignação na rede social. “Iluminamos o marco rotário na entrada da cidade com a cor rosa, abraçando a campanha contra o câncer de mama. Mas nosso objetivo, que era para uma causa nobre, de conscientização, foi interrompido. Um absurdo o que fizeram. Assim, o mundo nunca irá para frente.”

arco rotário havia sido iluminado de cor-de-rosa no sábado, 11 (Foto: Tonny Machado/Rotary Club)
Marco rotário havia sido iluminado de cor-de-rosa no sábado, 11 (Foto: Tonny Machado/Rotary Club)

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?