DestaquesNotíciasRafard

Incêndio destrói parte do bambual da Fazenda São Bernardo; confira o vídeo

 

Um incêndio de proporções consideráveis atingiu um dos principais cartões postais de Rafard, na noite do último domingo, 25, e madrugada de segunda-feira, 26. Localizado na Fazenda São Bernardo, sede da Abaçaí Cultura e Arte, parte dos bambus caíram na estrada, impossibilitando a passagem de veículos e pedestres.

A reportagem do jornal O Semanário esteve no local, na manhã desta sexta-feira, 30, e registrou a situação da fazenda após o fato.

Incêndio destrói parte do bambual da Fazenda São Bernardo; confira o vídeo
Foto: Arquivo pessoal

Em carta enviada às autoridades, o diretor da Abaçaí, Toninho Macedo, relata como tudo aconteceu. Confira a íntegra do documento:

“Toninho Macedo: À Diretoria da Abaçaí Cultura e Arte
Ao Conselho Deliberativo
À Radar e Raízen
Ao CONDEPHAAT
Aos amigos e parceiros

Incêndio no Bambual da Fazenda São Bernardo

Nos dias 25 e 26 deste, ocorreu incêndio de proporções consideráveis e de difícil controle, em três segmentos da parte baixa do Bambual que margeia a rota de entrada da Fazenda, como historiado a seguir.
É de se notar que na mesma noite, concomitantemente, ocorreram outros incêndios em pontos diversos da micro-região, provavelmente facilitados pela falta de chuva e consequente situação de seca.

O fato serviu para evidenciar a precariedade dos atendimentos emergenciais pelo poder público na citada região: afora a dificuldade de comunicação com as “centrais” do Corpo de Bombeiros SP. Nossa salvação foi a prestativa colaboração da Unidade Bombeiros da Raízen, sediada na Unidade São Francisco.
Fizemos Boletim de Ocorrência, e nos próximos dias a área será periciada.

Histórico

1- 25/ 08 – Início do incêndio detectado por Everton por volta das 19 hs no trecho do Bambual que identifico como “setor 1” (diante de nossa monumental Sapucaia). Os moradores foram sendo alertados, e deu-se início ao controle com o que estava disponível (baldes, facões, foices, ramos,…). O Barão conseguiu contatar a Unidade São Francisco (19:50), e informado que a Unidade de Combate a Incêndios/Raízen (denominação que adoto para facilitar a identificação) encontrava-se em outra ocorrência na Fazenda da Unidade Santa Alice, e dirigiu-se a São Bernardo logo em seguida (21:00). Às 21:48 retirou-se para troca de turno, retornando às 23:00.

Neste período chegou uma viatura do Corpo de Bombeiros SP, que, segundo depoimentos vários se negou a chegar ao foco do incêndio alegando dificuldades técnicas. Em seguida se retirou.

2- 26/ 08 – Na sequência, por volta de 1:30, e para nosso desespero, o espocar dos bambus tiveram reinício: imediatamente corri alertando Everton que o fogo havia se reiniciado. Desta vez um pouco adiante em direção à Capela (Setor 2). A esta altura o fogo já estava invadindo a área interna do cercado (pasto). Novamente os mesmos ferramentais (baldes, facões, foices, ramos,…), foram ativados, desta vez por um grupo de moradores mais reduzido. Novamente a Unidade de Combate a Incêndios/Raízen foi acionada, e não demorou a dar combate ao fogo. Equipe disposta. Respiramos aliviados, e nos retiramos.

3- 26/08 – Por volta de 5:00 hs (difícil precisar os horários), mais uma vez me coloquei “em garde” com o tiroteio do espocar dos bambus. O fogo se acendera agora no segmento anterior à Sapucaia (Setor 3). Para nosso desespero, desta vez, inicialmente, estávamos somente Everton, Gislaine e eu. Aos poucos outros foram chegando. Mas não conseguíamos comunicação com ninguém. Menos ainda com o Corpo de Bombeiros SP.
Mais uma vez debelamos o fogo com nosso ferramental ”infalível” (baldes, facões, foices, ramos,…), desta vez acrescido de uma mangueira, agora possível de ser usada.

Este trabalho de formiguinhas durou até perto das 8:00 hs.

Eram muitos os focos de fumaça que surgiam aqui, ali, acolá. E lá estávamos nós dando combate torcendo para uma ajuda mais efetiva chegasse. A possibilidade desta ajuda “chegou”: uma viatura do Corpo de Bombeiros/ SP, que se negou a se “chegar” dizendo que não havia nada a ser feito. Ao contrário: agora estava sendo necessário do trabalho cirúrgico do rescaldo.

Durante todo o dia nosso povo montou guarda, observando, lançando água aqui e ali, sem “abaixar a guarda”.

Às 18:hs, acionada mais uma vez, compareceu Unidade de Combate a Incêndios/ Raízen que, por fim, executou o necessário rescaldo.

Enfim, pudemos respirar, depois de 24 hs de peleja. Ah, importante: ninguém se feriu, apesar do empenho geral.

Seguem algumas imagens do “sinistro”, e há muitas lições a serem tiradas do fato.

Toninho Macedo”

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?