Capivari

Infestação de Caramujos no bairro Pitangueiras, Capivari

A equipe de reportagem d’O Semanário foi procurada na última semana para solicitar alguns esclarecimentos do poder público quanto a uma infestação de caramujos africanos no bairro Pitangueiras, em Capivari.
César, morador do local, estava preocupado com a situação do terreno em que os caramujos estão sendo frequentemente avistados. “Em uma noite contamos mais de 70. Eles estavam pelas ruas e entrando nas casas”, informou o morador.
A reportagem se dirigiu até o local, que fica na Av. Pio XII, num grande terreno baldio, e confirmou a existência de muitos caramujos africanos, escondidos entre cascalhos de telhas e entulhos.
Segundo César e confirmado pela Vigilância Sanitário, foi protocolado um documento registrando o pedido do munícipe para a limpeza do local, porém, em resposta do órgão à equipe de reportagem, a Secretaria de Comunicação Social da prefeitura esclareceu que é de responsabilidade do dono do terreno a limpeza no caso de infestação dos caramujos. “Em caso de infestação em terreno particular, a responsabilidade é do proprietário. Entramos em contato com o proprietário e orientamos de como proceder. Em caso de propriedade pública, encaminhamos para a Secretaria de Serviços Públicos realizar a limpeza”.

Combate
Para combater ao caramujo africano a orientação é de catação manual, protegendo as mãos para evitar o contato direto com o caramujo e depois colocá-los em um recipiente e acrescentar sal, depois de mortos podem ser colocados para a retirada do serviço público de limpeza. Não é recomendada a colocação de sal diretamente no solo, nesse caso pode ser utilizada a cal.
O caramujo africano pode causar doenças, mas até hoje no país não foi notificado nenhum caso de doença causada por ele.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?