CapivariDestaquesRafard

Influenza: 217 são vacinados em Rafard e 2 mil em Capivari

Até a tarde da última quarta-feira (28), o Serviço de Saúde de Rafard havia vacinado 217 pessoas contra a Gripe Influenza H1N1. Deste total, 139 são crianças com idade de seis meses e menores de seis anos.

Nesta 1ª fase da Campanha, que se encerra dia 10 de maio, o grupo prioritário, definido pelo Ministério da Saúde, é de trabalhadores da Saúde, crianças a partir de seis meses e menores de seis anos, gestantes e mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias.

De acordo com o diretor de Saúde do município de Rafard, Vanderlei Cocato Borges, a meta, desta 1ª fase é vacinar 929 moradores até o fim da Campanha. Ele afirmou também que o posto de vacinação é o mesmo da Vacina da COVID-19, na EMEI Benedita Almeida Vendramin, na Av. Dr. José Soares de Faria, com horário de funcionamento das 8h às 16h.

“Todas as vacinas estão centralizadas na EMEI Benedita, porém com salas separadas, bem sinalizadas e com orientação de uma equipe de funcionários muito bem capacitada para atender a população. São vacinas da H1N1, da COVID e do calendário habitual de vacinas, isso facilita o trabalho e reduz o fluxo na Unidade de Saúde”, explicou Cocato.

Em Capivari, as doses aplicadas da vacina da gripe H1N1 eram de cerca de 2 mil, de acordo com os dados da última terça-feira (27). A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar pouco mais de 19.500 pessoas do grupo prioritário desta 1ª fase. Para vacinar, o morador deve procurar os postos de saúde dos bairros ou a sala de vacina do posto central.

A 2ª fase da Campanha contra a Influenza começa dia 11 de maio e vai até 08 de junho com a vacinação dos professores e idosos a partir dos 60 anos. Uma orientação importante do Ministério da Saúde é que se a pessoa tomou a primeira ou a segunda dose da vacina contra a COVID-19, é preciso aguardar pelo menos 15 dias para se vacinar contra a gripe H1N1.

COVID-19

Na imunização contra a COVID-19, os números mais atualizados de Rafard, informados nesta quarta-feira, pela Diretoria Municipal de Saúde, foram de 1.102 pessoas vacinadas com a 1ª dose e 507 já com a 2ª dose.

O número de professores e profissionais da Educação vacinados no município é de 65, já policiais, a quantidade é de 15 imunizados até o momento. Todos estes ainda precisam tomar a 2ª dose da vacina.

Sobre o cronograma de imunização da Covid e a entrega das remessas de vacina, o diretor de Saúde de Rafard informou que o cronograma segue normalizado, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Na última terça-feira, segundo o diretor Cocato, o município recebeu 60 novas doses da vacina CoronaVac e outras 90 doses da vacina Astrazeneca.

Capivari, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, na manhã da terça-feira, já haviam sido imunizados com a 1ª dose 6.832 pessoas, e com 2 ª dose 3.889. O total de doses aplicadas até esta data era de 10.721.

Sobre a imunização dos professores e profissionais da Educação no município, Capivari já aplicou a 1ª dose em 424 trabalhadores, já a vacinação dos policiais está ocorrendo em Piracicaba.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?