NotíciasRegião

Interior de SP tem primeiro hospital com certificado internacional de qualidade

Hospital Estadual de Sumaré recebe reconhecimento do Canadian Council for Health Services Accreditation

O Hospital Estadual de Sumaré, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, é o primeiro de todo o interior paulista a receber uma certificação internacional de qualidade. O reconhecimento partiu do Canadian Council for Health Services Accreditation, entidade canadense.
Auditorias realizadas no hospital, que completa 12 anos de existência nesta sexta-feira, 21 de setembro, atestaram que a unidade possui evidências concretas de que a gestão e a assistência prestadas na instituição são seguras e feitas de forma interdisciplinar com foco centrado no paciente.
A acreditação avalia as ações voltadas para a integralidade do cuidado ao paciente, ou seja, estabelece rotinas e protocolos mais rigorosos que garantem ao usuário medidas mais seguras a cada intervenção, desde a chegada ao hospital até a alta. Somente três hospitais públicos, no Brasil, possuem o selo internacional de acreditação canadense, entre os quais o Hospital Estadual de Diadema e o Hospital Geral de Pirajussara, na Grande São Paulo, ambos também ligados à Secretaria.
Para obter o certificado, o Hospital Estadual de Sumaré, que é gerenciado em parceria com a Unicamp, passou por rígida avaliação assistencial e, ainda, por treinamento de profissionais durante três dias consecutivos, 24 horas. Além disso, houve mudanças na rotina de atendimento e protocolos clínicos e cirúrgicos, que foram readequados para aumentar ainda mais a segurança do paciente na instituição.
Foram avaliados quesitos como processos voltados à comunicação efetiva com o paciente e a família, a elaboração de plano de cuidados multiprofissionais para internação e alta, a segurança do paciente com o controle de medicamentos, prontuários adequadamente preenchidos, transferência de um setor para outro com o registro das principais mudanças no plano de cuidados e higiene das mãos em todos os setores, entre outros itens.
Em 2006 o Hospital Estadual de Sumaré recebeu nível máximo de certificação da ONA (Organização Nacional de Acreditação), ficando entre os melhores hospitais do país.
“Essas certificações são prova contundente de que hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde) são capazes de oferecer assistência de qualidade igual ou até superior ao de hospitais particulares”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.
A acreditação canadense é um modelo de certificação voltado para o setor de saúde desde 1958, em âmbito internacional, dirigido por uma organização não governamental, sem fins lucrativos e independente. Envolve a verificação diária de atividades e serviços em relação a padrões de excelência. O principal foco da metodologia é a segurança do paciente.
O hospital
O Hospital Estadual Sumaré foi inaugurado em 21 de setembro de 2000. A unidade de saúde, 100% pública, oferece atendimento de média e alta complexidades para a população de cinco municípios: Americana, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, onde residem cerca de 650 mil habitantes.
Com 260 leitos, o serviço é referência para clínica médica e cirúrgica nas áreas de pediatria, gineco-obstetrícia, neonatalogia, neurologia, oftalmologia, otorrionolaringologia, ortopedia, urologia, cirurgias bariátricas, entre outros.
Além disso, é o único na região que conta com três tipos de UTI, adulto, pediátrica e neonatal e prontuário 100% eletrônico. Mensalmente são realizadas 1,1 mil cirurgias e 1,2 mil internações.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?