J.R. Guedes de Oliveira

João De Simoni Soderini Ferracciú (Lôlo)

João De Simoni Soderini Ferracciú – Uma das maiores expressões profissionais e culturais de Capivari, tem um nome bem “Tutta la moda italiana”: João de Simoni Soderini Ferracciú, mais conhecido por “Lôlo Ferracciú”.

Completado seus 80 anos de vida, nascido em 5 de junho de 1937, esta figura maior do marketing brasileiro, tem uma trajetória de vida exemplar e que, incontestavelmente, dignifica a sua origem.

Uma resumida, aqui, biografia, eis o que se tem sobre ele de conhecimento: Filho de Luís e Erothides Ferracciú, é o mais velho dos 8 irmãos. Casado com Lúcia Helena é pai de Andréa, Mirella e Giancarlo.

Fez os seus estudos primários no antigo e tradicional Grupo Escolar Augusto Castanho, em Capivari. O secundário, o fez na Escola Normal e Colégio Estadual Honorato Faustino, também na mesma cidade. Completou este ensino médio no Colégio Presidente Roosevelt, em São Paulo, onde fez o famoso e concorrido Curso Clássico.

Em 1964, concluiu o curso de Propaganda na Escola Superior de Propaganda e Marketing. João De Simoni Soderini Ferracciù foi o principal executivo nas atividades de Marketing, Vendas e Comunicações Multidisciplinares na Willys-Overland, Ford, Chrysler e na agência de propaganda J. Walter Thompson, de onde saiu para fundar o Grupo De Simoni, constituído, hoje, por 6 empresas, sendo que a primeira é pioneira nas atividades de promoções de vendas e merchandising no Brasil.

Foi eleito várias vezes como Profissional e Empresário de Promoção do país, al

lolo-ferraciu
Foto enviada pelo colunista

ém de ter recebido o Prêmio Caboré, na categoria de Empresário e Dirigente da Indústria da Propaganda e Marketing do Brasil.

De Simoni recebeu ainda, mais 2 distinções do Prêmio Caboré: a primeira, como uma das 10 personalidades que mais contribuíram para o aprimoramento e desenvolvimento da Indústria das Comunicações do Brasil nesses últimos 20 anos, Homenagem Especial Prêmio Caboré 20 Anos; e a outra, como um dos 25 profissionais que mais contribuíram para a construção e fortalecimento das comunicações no Brasil, no último quarto de século.
É autor do livro “Promoção de Vendas – 45 anos de Teoria e Prática”, Makron Books, e co-autor da obra “Gestão de Marketing -FGV”, Saraiva, e elaborou o Código de Ética e os Estatutos do Marketing Promocional do Brasil – AMPRO.

Além da Academia Brasileira de Marketing, De Simoni é fundador e 1º Presidente do Conselho Superior e de Ética da AMPRO – Associação de Marketing Promocional; Presidente do ICDP – International Car Distribution Programme; Vice Presidente do Conselho Deliberativo da ESPM; Diretor e Conselheiro da APP – Associação de profissionais de Propaganda, ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil, Fundação Brasileira de Marketing, SEP – Sociedade Esportiva Palmeiras, do Instituto Cultural da Propaganda e do Marketing Brasileiro; e Membro Titular da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História.

Foi condecorado com o Colar José Bonifácio de Andrade e Silva – Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística; laureado pela Academia Brasileira de Arte, Cultura e História com Medalha e Diploma de Mérito Profissional; e eleito “Cidadão Capivariano do Século”, em sua cidade natal, distinguindo-se como uma das 10 personalidades mais marcantes no século.

(Fontes: Associação Brasileira de Propaganda e Marketing e Jehoval Júnior)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?