CapivariNotícias

Jornalista capivariana recebe moção da Câmara de Piracicaba

23/06/2014

Jornalista capivariana recebe moção da Câmara de Piracicaba

Parlamentares homenagearam os vencedores do 25º Prêmio Losso Netto de Jornalismo; Laila venceu na categoria multimídia
Site “Cobertura” venceu o Prêmio Losso Netto na categoria multimídia (Foto: Toninho Junqueira/Arquivo pessoal)
Site “Cobertura” venceu o Prêmio Losso Netto na categoria multimídia (Foto: Toninho Junqueira/Arquivo pessoal)

CAPIVARI – A jornalista Laila Braghero Vicente, 23, repórter do jornal O Semanário, recebeu recentemente moção de aplausos da Câmara de Piracicaba. De autoria do vereador André Bandeira (PSDB), a homenagem reconheceu os vencedores do 25º Prêmio Losso Netto de Jornalismo, oferecido pelo Jornal de Piracicaba aos melhores trabalhos de conclusão do curso (TCCs) de Jornalismo da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

Formada no ano passado, a ex-aluna teve o site “Cobertura: descortinando os bastidores do Jornalismo Político” classificado como melhor projeto multimídia. O trabalho foi desenvolvido sob a orientação do professor João Turquiai Junior. Durante a entrega da moção, Bandeira enalteceu a qualidade do curso e parabenizou os alunos pela premiação. “É uma profissão de extrema importância, que leva a comunicação para a sociedade das mais diversas formas.”

Em nome de todos os homenageados, o jornalista Horácio Busolin Júnior agradeceu ao vereador e destacou a função social da área, “que deve se pautar no interesse público”. O reitor Gustavo Alvim, formado em Jornalismo pela universidade, citou a tradição da instituição em entregar profissionais capacitados ao mercado de trabalho. “Espero que sigam na carreira e levem o nome da Unimep”, diz.

O Prêmio Losso Netto marca o encerramento da semana de apresentações dos TCCs de Jornalismo da Unimep. Em 2013, seis equipes concorreram ao prêmio em cinco categorias – monografia, rádio, vídeo, impresso e multimídia. De acordo com o regulamento, vence a equipe que obtiver maior somatória de pontos devido às classificações por categoria.

Outros três produtos desenvolvidos por integrantes da equipe foram premiados: a série de reportagens “Das redes às ruas – a cobertura do Jornalismo Político Contemporâneo”, de Mariana Balam e Michele Trevisan, e o documentário “Credibilidade em Xeque”, de Fabiana Barrios, conquistaram o 3º lugar nas categorias rádio e vídeo, respectivamente, enquanto a reportagem “Mordaça e impunidade”, de Ana Paula Rosa, ficou em 1º lugar na categoria impresso.

O TCC que resultou na criação do Cobertura e das demais linguagens foi pensado a partir de abordagens presentes na monografia “A relação entre Jornalismo Político e democracia: um estudo do canal Bandnews TV”, de Felippe Limonge. O processo reflexivo proporcionou ao grupo se aprofundar em discussões acerca da cobertura política em múltiplos campos, como por exemplo, as manifestações que tomaram o país há um ano.

Os projetos foram avaliados por um júri formado por Márcia Rosa, jornalista e professora do Centro de Linguagens e Comunicação da PUC-Campinas; Vanderlei Rosa, responsável pelo programa Plantão Esportivo Permanente Jovem Pan Sat; Fabiana Teixeira, editora e produtora da EPTV Campinas; Mário Alberto Evangelista, editor-executivo do jornal Expresso Popular, de Santos (SP), e Ricardo Pieralini, editor-executivo do Último Segundo, principal canal de notícias do iG.

Esta é a segunda moção entregue à Laila pela Câmara de Piracicaba. Em outubro de 2013, a jornalista foi homenageada por iniciativa do vereador Ronaldo Moschini (PPS), em virtude do prêmio de melhor Jornal Mural da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom Nacional), conquistado com o trabalho “De olho na saúde”. O projeto foi apresentado no 36º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), realizado em Manaus (AM).

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?