J.R. Guedes de Oliveira

José Benedito Pinto Antunes – Prof.

José Benedito Pinto Antunes – Professor e Pedagogo. Nasceu em Capivari, SP, no dia 18 de fevereiro de 1928, filho de Laudelina Pinto Antunes e Juventino Antunes de Moraes.

Fez seus estudos primários no Grupo Escolar Augusto Castanho, no antigo prédio da rua XV de Novembro com a rua Barão do Rio Branco (hoje, Prefeitura Municipal de Capivari). O curso médio, fê-lo no Ginásio Honorato Faustino que, depois, foi transformado em EEPSG Pe. Fabiano J. M. de Camargo, conforme consta no seu frontispício. Formou-se em Pedagogia pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de Campinas e estudou também na Faculdade de Itu.

Casou com a Profa. Luiza Elza Forti (Dona Gim), tendo quatro filhos: Dr. José Henrique, Dr. Lúcio Alberto, Dra. Teresa Cristina e Dra. Maria Beatriz. Lecionou a língua portuguesa, com extrema dedicação e conhecimento, no ginásio Padre Fabiano, nas matérias de inglês e trabalhos manuais, bem, como inglês e português na antiga Escola Técnica de Comércio de Capivari. Além disso, também lecionou a língua portuguesa em Indaiatuba, SP.

José Benedito Pinto Antunes - Prof.
José Benedito Pinto Antunes – Prof.

Foi, por longos anos, coordenador nas creches municipais de Capivari e por 18 anos, Diretor Social do Capivari Clube. Aposentou-se em 1962, mas jamais perdeu as suas ligações para com o ensino em sua cidade natal, colhendo o respeito e a admiração de todos.

Faleceu no dia 5 de setembro de 1998, deixando um exemplo edificante de amor à sua cátedra e uma enorme leva de alunos que se distinguiram pela lisura do nosso idioma e pelo acendrado amor ao seu torrão. Seu nome foi dado a EMEIEF “Prof. José Benedito Pinto Antunes”, de Capivari.

Figura das mais brilhantes do ensino em Capivari, paralelamente a esta sua atividade educacional, colecionou, durante a sua passagem terrena, uma plêiade de entusiasta, como nós, que fomos o seu aluno e amigo pessoal, além do que éramos vizinhos de pequena distância (ele, morador na rua Sinharinha Frota, na Praça José Zuza e, nós, na rua General Osório (paralela àquela).

(Fonte: O Organizador)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?