Leondenis Vendramim

Judaísmo e sua história II

Moisés foi um homem muito culto, ao mesmo tempo, que permanecia como que vendo o Invisível (Hb. 11:27), falava face à face com Jesus (Num. 12:8) e transmitia fielmente os ensinos de Deus ao povo.

A lei dos dez mandamentos, escritos originariamente em pedras “pelo dedo de Deus” (Ex. 31:18), recitados ao povo num cenário de muita comoção e respeito, em meio às labaredas, raios, trovões, cuja voz, tão forte, causou pavor nos ouvintes. (Ex.19:10-19 e 20: 18-21).

Uma lei dada “para que não pequeis” (Ex. 20:20), transgredi-la é pecado (1 João 3:4), tinha o objetivo de revelar o Criador de todas as coisas (Ex.20:11). Os quatro primeiros mandamentos são normas pelas quais se deve relacionar com Deus, os demais são orientações e proteções para o relacionamento social (Ex. 20:9-17).

A lei de Deus são princípios morais universais que serviu como base para as constituições de vários países. A ordem divina, dada por Moisés era ensiná-la aos filhos constantemente (Dt. 6:4-9); praticando-os, os povos vizinhos dirão: “Este grande povo é sábio e entendido”. (Dt 4:6)

Com a morte do grande líder, Josué, companheiro de Moisés, conduziu os hebreus. Conquistou as terras dos cananeus, desde antes do rio Jordão até o mar Mediterrâneo e dividiu as terras entre as tribos, conforme Moisés lhe dissera.

Após esses dois grandes comandantes, os juízes governaram. Mas o povo misturou-se com os vizinhos, adquiriu deles a idolatria, e no tempo dos reis, chegaram a queimar seus filhos nos braços incandescentes dos deuses de ferro. Até hoje há quem o faça em rituais religiosos diabólicos.

Samuel, o grande juiz, sacerdote e governador, foi honesto, conquistou a liberdade tomada pelos filisteus. Na sua velhice pediram-lhe um rei, no que Samuel atendeu segundo a palavra de Deus (1 Sam. 8:22). Saul foi o escolhido, forte, alto, humilde, porém, com a primeira vitória tornou-se arrogante e desobediente aos mandos divinos, até consultou uma necromante (quem consulta os mortos). (1Sam 28:6-7)

Davi foi o escolhido de Deus, homem forte, corajoso, e inabalável fé em Deus. Teve seus erros e pecados, mas se arrependeu e voltou para Deus. Livrou os israelitas das mãos dos filisteus, ampliou seu território. Compôs muitos salmos e hinos, organizou orquestras e corais, num total de 288 cantores (1 Cro 25:7). Deu a Salomão, seu filho, novo rei, a planta, muitos e riquíssimos materiais e minerais para a construção do templo. 31

Salomão substituiu Davi no reinado orientado por seu pai e apoiado pelos líderes. Construiu o templo, riquíssimo revestido de ouro. Com as bênçãos divinas adquiriu sabedoria e muita riqueza.

Como a opulência traz insatisfações, desejou mais, aumentou os impostos e tornou-se devasso, déspota, consentiu com a idolatria. Arrependeu-se e escreveu Eclesiastes, Cantares e Provérbios. Israel teve alguns reis bons, porém a maioria foi idólatra.

Por amor ao povo foram enviados profetas como Isaias, Jeremias, Ezequiel, Daniel, Miqueias, Malaquias que lhes escreveram advertências, promessas e profecias. Como não voltaram para Deus foram escravizados por Nabucodonosor, rei de Babilônia e pelos persas por 70 anos – 608 a 538 a.C. Deus não os abandonou, Jeremias, na Palestina e Daniel na Babilônia, depois na Pérsia, e outros mensageiros não deixaram de confortá-los e animá-los a buscar ao Senhor Jeová. Ciro o rei persa invadiu Babilônia em 539 a.C. e deu ordem para voltarem a Jerusalém em 538. (2 Crô. 36:22-23 e Esd. 7:1-7).

Os judeus foram orientados por Deus a se desenvolverem na educação desde a sua saída do Egito. Em Deuteronômio 6:6-9, o povo é ensinado a educar os filhos no lar. Samuel, o profeta, governador e juiz dos judeus, abriu as primeiras escolas em Ramá, Gibeá, Gilgal, Betel (2Re. 2:5) conhecidas como escolas dos profetas. Elias e Eliseu foram outros que se dedicaram à fundação e consolidação de escolas. Suas escolas baseiam-se no ensino do Velho Testamento, História e música (1Sa 10:5).

Suas escolas chegaram a centenas de alunos, chamados “Discípulos dos Profetas”. (2 Re 2:3) Davi, Salomão, Ezequias, e outros reis eram muito sábios. O N.T., continuou a apregoar o ensino: “Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações”. (Mat. 28:20) Paulo incentivou: “…o que ensina esmere-se no fazê-lo”. (Ro. 12:7) Entre os dons do Espírito Santo está o de mestre, que numa escala de mais valia está em terceiro lugar somente atrás de apóstolos e de profetas. (1 Cor 12:28). Jesus foi o Mestre dos mestres.

Albert Einstein, Johannes Kepler, Ernst Bloch, Daniel Kahneman, Avram Hershko, Salomé Glueck, Sohn Walsch, são alguns dos muitos cientistas israelenses famosos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?