DestaquesRafard

Legislativo aprova Censo Inclusão em Rafard

Foi aprovado por unanimidade, na última Sessão Ordinária do Legislativo de Rafard, na terça-feira (8), o Projeto de Lei 016/2021, de autoria do vereador Pedro Reinaldo Rosa, que institui o Censo Inclusão.

A proposta do projeto é identificar o perfil socioeconômico das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no município, e com isso promover políticas públicas de melhoria da qualidade de vida destes munícipes.

Em resumo, o Censo Inclusão tem por objetivo “Identificar, mapear e cadastrar os perfis socioeconômicos e as condições de habitação e de mobilidade urbana das pessoas com deficiência ou movimentos reduzidos que residem no Município”, define o conteúdo do PL.

O Censo Inclusão, que ainda terá que ser regulamentado através de Lei Municipal pelo Executivo, está previsto para ser executado a cada dois anos.

“O Censo vai mostrar com clareza o número de pessoas portadoras de mobilidade reduzida em Rafard, e em que condições sociais elas vivem. Com isso, fica mais fácil aplicar recursos e garantir mais direitos e melhorias para elas”, pontua o autor do projeto, vereador Pedro Reinaldo Rosa, que é portador de deficiência.

Ainda na sessão, o Legislativo aprovou, também por unanimidade, os Requerimentos e Indicações da Ordem do Dia.

Tribuna Livre

Luís Fernando Zape é advogado, pastor e vereador em Rafard (Foto: Túlio Darros/O Semanário)
Luís Fernando Zape é advogado, pastor e vereador em Rafard (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

Luís Fernando Zape

Em tribuna, Zape fez menção ao término do prazo, que se deu no último dia 9 de junho, para que o Executivo regulamente a Lei, aprovada por unanimidade pela Câmara, que institui a Carteirinha de Identificação para Portadores do Espectro Autismo.

Entre outros assuntos, o vereador comentou sobre o aumento dos casos de Covid-19 no município e a necessidade de aumentar as medidas de fiscalização, bem como, a importância da conscientização de toda a população sobre a gravidade da pandemia.

A necessidade da elaboração de um Plano Diretor, que possa prever diretrizes para o desenvolvimento sustentável e crescimento econômico do município, também foi comentada por ele.

ernesto-brigatti-vereador-rafard
Esse é o quarto mandato de Ernesto Brigatti como vereador na Câmara de Rafard (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

Ernesto Brigati

Brigati reforçou a necessidade de que se construa lombadas na Fazenda Itapeva, uma vez que, segundo ele, nesta época de safra da usina, há um aumento do fluxo de caminhões no local, o que aumenta o risco de excesso de velocidade e acidentes.

O vereador citou a visita do deputado estadual Bruno Lima, no gabinete do prefeito Fábio Santos, ao qual foi entregue ofício com solicitação de R$ 250 mil para a construção de um canil no município.

Ainda em tribuna, ele chamou atenção para que a prefeitura verifique o número de lâmpadas que permanecem acesas durante o dia em postes de iluminação pública. “Isso contribui para o aumento dos gastos com energia no município”.

vereador-rodolfo-minçon
Rodolfo Antônio Minçon é funcionário público e vereador em Rafard (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

Rodolfo Minçon

Minçon reforçou mais uma vez a importância dos cuidados com a prevenção do avanço da Covid-19 em Rafard. Para o vereador, a conscientização da população é medida urgente para conter o aumento do número de casos.
Ele comentou também sobre a eficácia do aumento na fiscalização por parte dos órgãos competentes da prefeitura. Uma das ações foi a aplicação de multa ao responsável por promover eventos em chácara próxima ao trevo da Estrada da Laranja, ocorrência que já se repetiu em outras ocasiões.

O vereador falou sobre necessidade de se adotar medidas cabíveis para a desocupação do pátio do Albatroz, que atualmente se encontra com superlotação de veículos, e está gerando reclamações de moradores e riscos de proliferação de focos do mosquito da Dengue.

pastor-rogério-vereador-rafard
Rogério Dias Rodrigues, mais conhecido como Pastor Rogério, vereador de Rafard (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

Rogério Rodrigues

O vereador pastor Rogério parabenizou o Executivo pelos serviços de poda de árvores e iluminação da Praça do Coração, próximo ao bairro popular. Em seguida, ele cobrou que a prefeitura verifique a iluminação na Praça Carlos Marreto, próximo ao bairro São Carlos, uma demanda outras vezes já citada por ele, em tribuna.

A construção de lombada na rua Eugênio Tezotto, no bairro Popular, e a instalação de um bebedouro para uso no Campo Society do Centro Esportivo Reinaldo Fontolan, também foram alvo de cobranças do parlamentar.
Pedro Reinaldo Rosa

A votação do Projeto de Lei do Censo Inclusão, uma iniciativa de sua autoria, foi assunto mencionado pelo vereador Pedrinho em tribuna. Outro tema foi a cobrança para que a prefeitura verifique um vazamento de água, que segundo ele já é constante, no quiosque se que encontra fechado na praça ao lado da Estação Sorocabana.

Outra pauta do vereador, tema de indicação, é que seja solucionada a falta do serviço de entrega da Agência dos Correios, que não chega aos bairros São Carlos, Ametista e Lurdes Abel.

alaércio-scarso-vereador-rafard-2021-2024
Alaércio Scarso é o vereador mais experiente do Legislativo, com mais de 16 anos de vida política (Foto: Túlio Darros)

Alaércio Scarso

Breve e bem objetivo, o vereador Alaércio Scarso comentou sobre a superlotação de veículos no pátio do estacionamento do Albatroz, na entrada do bairro Popular. Scarso comentou que esteve com o diretor de Saúde e com uma das agentes da Vigilância Sanitária, e após visita no local, identificaram a necessidade de providências urgentes.

A retirada dos veículos e a possibilidade de um leilão são as alternativas mencionadas pelo vereador sobre o assunto. Ele disse, ainda, que um ofício foi encaminhado ao Detran com a solicitação de medidas sobre o caso.

alexandre-fontolan-eleito-presidente-da-câmara-de-rafard
Alexandre Fontolan, presidente da Câmara de Rafard (Foto: Túlio Darros)

Alexandre Fontolan

Uma das indicações ao Executivo, de autoria do presidente do Legislativo, vereador Alexandre Fontolan, é a sinalização de solo para estacionamento de veículos em 45 graus na rua Carlos Albertini, no Distrito Industrial. Sobre o assunto, ele afirmou que já mencionou a demanda para o setor de Trânsito.

Fontolan também confirmou a vinda de um recurso no valor de R$ 250 mil, para a reforma do salão de festas do Centro Esportivo Reinaldo Fontolan. O ofício com a aprovação foi comunicado pelo deputado federal Carlos Sampaio.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?