CapivariNotícias

Legislativo discute solução para alto número de exames fora de Capivari

Mais de mil exames agendados chamam atenção de vereador. O assunto foi tratado na tribuna livre

Vereador Valdir da Farmácia na Tribuna Livre

Após resposta ao Requerimento 124/2013, o vereador Valdir Antônio Vitorino (PDT), falou sobre o alto número de exames agendados em outros municípios para os moradores de Capivari.
Na tribuna livre, durante a 33ª Sessão Ordinária, na segunda-feira, 16, o vereador, que conversou com a secretária de Saúde do município na semana passada, disse que o fenômeno impulsiona Capivari a adquirir equipamentos para a realização desses procedimentos. Valdir da Farmácia comentou ainda que, segundo a secretária, Capivari dispõe de profissionais capacitados para o trabalho. Faltam os aparelhos.
Atualmente há mais de mil exames agendados. Dentre eles, mais de 300 são exames de eletroneuromiografia. Esse exame permite o diagnóstico de doenças relacionadas aos nervos e músculos, como as doenças ocupacionais, traumáticas, metabólicas e degenerativas. O exame é comumente solicitado em suspeita de casos de Hérnia de Disco Cervical e Lombar, Síndrome do Túnel de Carpo, que são dormências dos dedos e mãos, principalmente de madrugada, além de compressões do nervo Ulnar, frequentes em telefonistas e digitadores.

OUTROS EXAMES
Na sua fala na Tribuna Livre, o vereador Valdir da Farmácia (PDT) também falou de outros exames muito procurados pelos pacientes de Capivari, como por exemplo o de densitometria óssea.
Segundo o vereador, a lista enviada pela Saúde, com informações sobre os exames, revela também que são muitos os exames de mapeamento de retina e ecocardiograma.
Valdir enfatiza a urgência para que esses exames sejam realizados em Capivari. Segundo ele, isso diminuirá os custos com transporte e o desgaste dos cidadãos que seguem para outras cidades e passam muito tempo longe de casa, em situações de desconforto. “Esperamos que o munícipe possa realizar esses exames na sua própria cidade, sem passar horas à espera de atendimento e à disposição das conduções”, diz.
O vereador pretende agora buscar recursos com deputados para que esses aparelhos possam ser adquiridos pela Saúde. Ele já está em contato com alguns e espera em breve ter boas notícias para os que aguardam a realização de exames e precisam viajar a outras cidades para sua realização. “Já estou em contato com deputados e acredito que esses aparelhos vão melhorar muito a vida do cidadão de Capivari”, fala.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?