Rubinho de Souza

Lições para 2022

O ano de 2021 está preparando as malas para ir embora, enquanto 2022 bate às nossas portas querendo entrar para nos dar novas oportunidades, novas esperanças, renovação de projetos, objetivos e metas não cumpridas neste que se finda.

Se pararmos para refletir sobre o que passamos, que desde que fomos obrigados a conviver com a pandemia que pegou a todos de surpresa em 2019, e avançou sobre nós todos, obrigando-nos a uma série de restrições e mudanças de hábitos, que nem em sonhos podíamos imaginar, é o caso de rever nossas prioridades como ser falível que somos.

Ainda estamos, desde que fomos pegos pela pandemia, tentando aos poucos nos adaptar à essa nova realidade, e daqui para o futuro, devemos aproveitar para cultivarmos hábitos mais saudáveis, buscando excelência na nossa imunidade, enquanto no quesito relacionamento com as pessoas do nosso círculo de amizades, procurar interagir, ajudando no que estiver em nosso alcance.

Viver apenas um dia após o outro, sem atropelos, sem stress, e aproveitar para repensar nossas prioridades, diante dessa nova realidade que nos apresenta daqui para quem sabe até o fim de nossos dias, porque nos parece que o vírus veio para ficar e fazer parte da vida de todos nós, sem exceção.

Vamos então aprender com os erros dos outros, e com isso melhorar nossa qualidade de vida, pois os inteligentes aprendem com os próprios erros, o sábio com os erros alheios, e o tolo não aprende nunca.

lições-rubinho-de-souza
Foto enviada pelo colunista

A mudança de nossos hábitos para uma alimentação extremamente equilibrada para ser saudável, e que nos dê imunidade capaz de resistir a toda mudança para um novo vírus, vai ser mais do que nunca a tônica da mudança da maneira de viver de quem quer estar preparado(a) para o mal que porventura vier de novo nos assolar.

Além de nos melhorar na saúde, e na maneira de se relacionar como pessoas, podermos também melhorar o mundo em que vivemos, cuidando de nossa família, e do nosso semelhante, afinal nossa saúde tem íntima ligação com muitas pessoas que nos cercam, e que suas ações ou omissões podem nos afetar, direta ou indiretamente, a depender da disposição, saúde ou comportamento de pessoas como nosso vizinho, o caminhoneiro que faz entrega, o lavrador, e até mesmo daquele que recolhe o lixo que você produz, chova ou faça sol!

A lição que devemos não esquecer, e que devemos ter empatia com todos, pois com isso, teremos a oportunidade de expandir as fronteiras do cuidado, para além de familiares e amigos ajudando até mesmo aqueles a quem sequer conhecemos, num ato de solidariedade.

Na pandemia as atividades empresariais foram drasticamente reduzidas, ao ponto de as águas dos oceanos, dos mares e rios do mundo, ficarem mais limpas, trazendo melhor qualidade de vida aos humanos e aos animais e aves do planeta, pela diminuição da poluição atmosférica de um modo geral, bastando para perceber a mudança, olhar para o céu ao amanhecer.

Parece até que a natureza através do Criador, quis nos mostrar que do jeito que o mundo caminhava, não ia dar para continuar e assim nos chamou para uma reflexão, mostrando nossa verdadeira missão aqui neste planeta, que é cuidar de tudo aquilo que Ele nos legou. Sejamos nós a mola propulsora dessas mudanças, deixando para trás velhos hábitos, ainda que seja difícil e exija dedicação e tempo.

Olhemos o mundo e as pessoas ao nosso redor de forma mais amena, mudando os paradigmas que antes norteavam nosso comportamento, para que melhorando nosso círculo de relações, melhoremos também o mundo! Grato pela leitura caro amigo e grande e fraterno abraço!logotipo do fundo do báu raffard

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?