jornalosemanario

Linea Alimentos mira em mercados do Sul com edulcorantes 100% naturais

Curitiba, Paraná 17/9/2020 – “No Sul, 97,6% das vendas em volume de adoçantes tidos como naturais são de Stevia. Outras substâncias estão sendo introduzidas, como Xilitol e Eritritol”

Empresa quer ampliar sua participação na região, uma das maiores consumidoras de edulcorantes naturais do Brasil

Segundo pesquisa realizada pela Nielsen em 2020, o Sul é o 4º maior mercado em vendas de adoçantes naturais em volume e valor. A venda per capita de adoçantes naturais na região é maior do que no interior paulista, o que faz dela uma das principais para o tipo de produto.

Observando esse cenário, a Linea Alimentos aposta nos mercados do Sul do país no segundo semestre. A empresa, responsável por introduzir a sucralose nos alimentos dos brasileiros, quer agora aumentar sua presença, especialmente, nos estados do Paraná e Santa Catarina.

A substância mais vendida no segmento de adoçantes naturais é a Stevia. No Sul, 97,6% das vendas em volume de adoçantes tidos como naturais são de Stevia. Outras substâncias estão sendo introduzidas, como Xilitol e Eritritol e começam a ganhar a preferência das pessoas, especialmente, aquelas mais exigentes, que buscam um adoçante cada vez mais parecido ao sabor do açúcar em termos sensoriais e de uso. O Xilitol, por exemplo, saltou de 0,3% em participação de vendas em volume, em 2019, para 2,4, em 2020.

Como aposta na região a empresa vem negociando com novos varejistas locais maior oferta de seus produtos nas prateleiras de supermercados, esforços de ponto de venda e informação. O foco de atuação será a linha de edulcorantes naturais, como Stevia, Xilitol e seu recém-lançamento, o Eritritol.

“Essa é uma região estratégica para a empresa, com um grande potencial de crescimento. Pretendemos aumentar a nossa atuação nesse mercado e mostrar aos consumidores do Sul opções mais saudáveis de adoçantes, como os edulcorantes 100% naturais”, explica Paulo Silveira, diretor de vendas da Linea Alimentos.

O que é ou não saudável quando se trata de adoçante?

Outro estudo da Nielsen, em 2019, mostra a importância do setor de alimentação saudável. Enquanto o mercado de alimentação cresceu, 7,4%, as categorias de produtos saudáveis cresceu 12,7%.

De olho nas tendências, a Linea Alimentos agora traz mais uma novidade ao seu portfólio de adoçantes 100% naturais: o Eritritol. Extraído do milho não transgênico, vegano, possui 70% do dulçor do açúcar, sabor semelhante ao açúcar, zero calorias, ação anticariogênica e não contém glúten.

Junto a Stevia e Xilitol, o Eritritol passa a ser mais um adoçante 100% natural, produzido pela marca. Segundo Elaine Moreira, nutricionista e consultora da Linea Alimentos, existem dois tipos de adoçantes: os que são naturais de verdade, e aqueles que parecem, mas não são. “Os adoçantes naturais são produtos feito a partir de edulcorantes (substâncias que entregam o sabor doce) extraídos direto da natureza, como a stevia que vem da planta Stevia rebaudiana e o xilitol e o eritritol que são encontrados na natureza em vegetais, frutas etc. Existem marcas que misturam esses edulcorantes naturais com artificiais, como: sacarina, ciclamato e sucralose e informam esse blend (mistura) de forma quase ilegível, apenas na lista de ingredientes nos rótulos dos produtos, levando o consumidor a acreditar que está comprando um adoçante natural”, explica Elaine.

Os adoçantes 100% naturais podem usar mais de um edulcorante, desde que todos sejam naturais, como: xilitol, stevia, eritritol, maltitol, taumatina, sorbitol etc.

Os blends em stevia representam 67,3% do volume de adoçantes stevia vendidos no Sul. “Esse dado nos faz refletir sobre o conhecimento real do consumidor sobre o produto que ele está comparando. Se ele busca stevia porque quer um adoçante natural e compra um blend, que mistura edulcorantes naturais com artificiais, o produto perde a naturalidade e o objetivo do consumidor não está sendo atendido. Por isso é importante ler o rótulo. Existem muitos exemplos no mercado de adoçantes sendo vendidos como stevia, mas que o primeiro ingrediente adoçante é a sacarina, e vale lembrar que na lista de ingredientes, o primeiro é o que está em maior quantidade na composição do produto, portanto , ele tem muito mais da sacarina que é um edulcorante artificial originado do petróleo, do que da stevia, originado das folhas da planta, como é ressaltado na embalagem”, ressalta Elaine.

A Linea trabalha apenas com adoçantes saudáveis provenientes dos alimentos. A Stevia é originada de uma planta que possui o mesmo nome. A sucralose da cana-de-açúcar e o Xilitol e Eritritol, do milho. Outros produtos como a sacarina e ciclamato não comercializados pela marca, vêm de outras substâncias, como o petróleo e o ácido ciclâmico, respectivamente.

Sobre o Eritritol

É indicado para o consumidor que já reduziu o consumo do açúcar e agora quer eliminá-lo, sem mudar seus hábitos de uso. “É ideal para quem possui o paladar menos doce, busca aumentar o consumo de alimentos naturais, deseja eliminar calorias e quer praticidade e facilidade de uso, já que pode ser usado em qualquer alimento ou receita que precise ir ao forno”, comenta Elaine.

A especialista afirma que o produto pode ser consumido por todos: crianças, adultos, gestantes, idosos e diabéticos, já que não eleva o açúcar no sangue. Além disso, é eliminado 100% pelo organismo, sendo 90% excretado pela urina.

A empresa traz duas versões do produto. O pacote com 300 gramas ideal para a preparação de receitas. E a primeira versão do Eritritol em sachê do mercado, com a dose certa para bebidas, 5 g cada, que vem com uma mensagem positiva para o dia.

“É um mercado com potencial de consumo, já que apenas 5% dos consumidores de adoçantes o utiliza como a única forma de adoçar, ficando restrito apenas às bebidas. Por isso buscamos trabalhar com uma variedade de adoçantes 100% naturais que atendam aos vários perfis de consumidores e que se adequem as suas diversas necessidades, como adoçantes melhores para bebidas quentes ou frias, menos ou mais doces, ou que facilitam a substituição do açúcar durante a preparação de receitas, tanto pelo dulçor, quanto pelo aspecto físico, como é o caso do eritritol, que atinge inclusive, ponto de calda”, finaliza o diretor.

Website: http://www.lineaalimentos.com.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?