ColunistasJ.R. Guedes de Oliveira

Livro do Dr. Sabbá Guimarães

Foto divulgação

Acaba de ser publicado, pela Editora Consciência, de Capivari, SP, o livro “Alguns Ensaios & Perfis”, 240 páginas, do ilustre escritor e professor Dr. Newton Sabbá Guimarães, obra esta organizada por J. R. Guedes de Oliveira.

Primorosa edição que vem, sem sombras de dúvidas, abastecer o mercado livreiro com o que há de interessante, importante e curioso para todos os leitores.

Escritores, como Antônio Feliciano de Castilho (Visconde Castilho), Anibal Pinto de Castro, Wladimir Cruz, Michael Ondaatje, Marcel Pagnol, Antônio Maria Mourinho (Padre Mourinho), Ernst Junger e Edward Bouverie Pusey (Dr. Pusey) desfilam pelas páginas da obra, dando uma dimensão de estudos singulares.

Com efeito, transitam, também, personagens da velha Fortaleza, escritores que transmigraram de língua, o problema de suicídio entre escritores e o tão famoso odor de detritos na velha Paris (coisas que nem Veneza e Nova York escapam disso).

Além de ser uma cerebração privilegiada, vastíssima erudição, por demais talentoso e, mais ainda, profundo conhecedor da literatura nacional e mundial, o Prof. Sabbá Guimarães nos dá uma obra de vulto, nos convidando para exercer, com ele, a análise de cada ensaio e o que foi tratado em cada afirmativa.

Há muito tempo os nossos meios literários estão carentes de personalidades que se dediquem com tanto entusiasmo e com tanto apetite cultural, como o referido Prof. Sabbá Guimarães, nos seus 78 anos de idade e no vigor de sua produção intelectual.

No afã da perfeição, sintonizado com as grandes interrogações surgidas em figuras célebres, busca, o insigne professor, desvendar mistérios e sugerir caminhos para a compreensão e interpretação de cada problema em pauta. Segue, pois, num desafio fenomenal, com voraz sede de nos legar exclamações e interrogações a cada momento de leitura.

A obra “Alguns Ensaios & Perfis” se nos apresenta como um oportuno livro de indagações e de momentos indeléveis acerca do universo que paira sobre tantos escritores e estudiosos no campo que chamamos de “espaço infinito de infinitas meditações”. É uma obra por demais oportuna e que vale a pena ser apreciada – razão do nosso convite para a leitura.

Contato/ aquisição: E-mail: [email protected] – Cel.: (19) 98234-2172 WhatsApp

ARTIGO escrito por J. R. Guedes de Oliveira, ensaísta, biógrafo e historiador
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?