Rafard

Lixo Eletrônico: um dos males da Tecnologia

Dentre os variados “tipos” de lixos, um dos mais conhecidos e rico é o lixo eletrônico. Este tem aumentado cada vez mais principalmente pelo fato de constantes lançamentos de inovações de tecnologias. É possível observar que a maioria das empresas estão empenhadas em desenvolver novos produtos a serem lançados no nosso mercado de consumo, mas são poucas as empresas que cuidam do destino dado à matéria prima utilizada durante o processo de produção desses produtos e também do descarte que os consumidores finais darão aos produtos por elas produzidas.
O estudo realizado no 5º Panorama Ambiental Global (Geo-5), divulgado em junho de 2012 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), mostra que a produção de lixo eletrônico varia entre 20 e 50 milhões de toneladas por ano em todo o mundo, com o agravante de ser um lixo, em sua maioria, tóxico para o solo e para a vida.
O impacto causado ao meio ambiente começa quando a matéria-prima é extraída da natureza e aumenta quando os produtos são descartados de maneira inadequada. Muitas pessoas descartam o lixo eletrônico junto ao lixo doméstico, causando sérios danos ao solo e à água, ao meio ambiente em geral e à sociedade, pois nele geralmente existem materiais químicos com características tóxicas, corrosivas, cancerígenas, inflamáveis, explosivas ou mutagênicas, que possam apresentar riscos potenciais à saúde pública, ao meio ambiente e aos seres que ali vivem quando jogado em locais desapropriados.
Já que somos adeptos por novidades tecnológicas e conforto, as empresas continuarão a produzi-lo cada vez mais. Ainda assim, o impacto causado ao nosso planeta poderá ser menor, se fizermos a nossa parte conforme citado abaixo. Com a destinação adequada do lixo, haverá o reaproveitamento dos componentes do produto, mesmo que parcialmente; ou, ao menos, a neutralização e destinação final apropriada dos componentes tecnológicos.

O que é lixo eletrônico?
Todo resíduo ou material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Dentre os mais comuns, destacamos: computadores, celulares, televisores, aparelhos de som, impressoras, acumuladores de energia (pilhas e baterias), câmeras fotográficas entre outros.

Como reaproveitar o lixo
eletrônico com soluções
inteligentes?
– Doe! Veja se o equipamento, que é ultrapassado para você, é útil para um familiar, amigo ou alguma instituição beneficente. Em muitas cidades existem locais de coleta que realizam a doação. Além de estar ajudando ao meio ambiente, também ajudará outra pessoa ou instituição.
– Venda! Você pode publicar anúncios vendendo seus aparelhos usados. Eles não valerão o mesmo valor de compra, porém o pouco recebido ajudará se você for comprar algo novo além de ser útil para outra pessoa.
– Recicle! O seu lixo pode ser depositado em empresas que realizam reciclagem, porém, o mais importante é certificar-se de que a reciclagem será realizada com responsabilidade em se tratando dos elementos químicos oriundos destes equipamentos.
– Arte: É possível fazer arte com o seu lixo. Na internet há inúmeras ideias, utilizando desde as pequenas peças como pulseiras, anéis, pingentes até as maiores como cestos de lixo, brinquedos, tapetes, entre outros.
– Consumo consciente: Use seu equipamento eletrônico pelo maior tempo possível, pois assim, além de diminuir o consumo de recursos naturais, também diminuirá a quantidade de lixo gerado.
– Coleta Seletiva: Procure pontos de coleta de lixo eletrônico na sua cidade, ou até mesmo ligue para a fabricante do seu produto e questione sobre a coleta seletiva, pois a Lei em vigor desde 06/07/2009 tem como propósito instituir normas e procedimentos para a reciclagem, gerenciamento e destinação final de lixo tecnológico. Ela se destina às empresas que produzem, comercializam ou importam produtos e componentes eletroeletrônicos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?