DestaquesRafard

Luiz Ferrary celebra 100 anos com homenagens do Exército Brasileiro e do Tiro de Guerra de Capivari

Celebrar um século de vida já é um feito para poucos. Imagine agora comemorar essa data sendo homenageado com a Medalha da Vitória. Foi o caso do 2° Tenente Luiz Ferrary, ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, que completou 100 anos de vida no dia 27 de outubro de 2020.

A medalha, concedida pelo Ministério da Defesa, foi entregue em solenidade especial ao Tenente Ferrary, no 2° Grupo de Artilharia de Campanha Leve, Regimento Deodoro, em Itu/SP.

medalha-da-vitória-luiz-ferrary-gico
Ao centro, Gico Ferrary com a medalha recebida do Exército Brasileiro, em Itu (Foto: Reprodução/Exército Brasileiro)

“O senhor, na época, como um jovem soldado, fez a sua formação, cumpriu a sua missão da melhor maneira, assim como esses jovens aqui à nossa frente estão cumprindo a sua missão. E, com isso, a gente mostra a grandeza do nosso Exército e do nosso País. Num mundo que, ao longo dos últimos 75 anos, passou por tantas transformações, o nosso Exército continua ao lado do povo brasileiro, o nosso Exército continua cumprindo aquilo que a nossa Constituição prevê: a defesa da nossa pátria. E foi isso, Senhor Ferrary, que o senhor fez àquela época”, enfatizou o Comandante da 2ª Divisão de Exército, General de Divisão Edson Diehl Ripoli, presente na solenidade.
Paulista de Rafard, Luiz Ferrary incorporou às fileiras do Exército Brasileiro em 3 de novembro de 1941, no 2° Grupo de Artilharia de Dorso, em Jundiaí (SP). Com a evolução dos acontecimentos na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Unidade foi deslocada, em 1942, para São Sebastião (SP), onde o então Soldado Ferrary participou ativamente de operações de vigilância e segurança do litoral de São Paulo.

A Lei n° 5.315, de 1967, reconheceu aqueles que tenham participado efetivamente em missões de vigilância e segurança do litoral como ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial.

A solenidade seguiu todas as normas de prevenção à Covid-19.

Tiro de Guerra

Na manhã de terça-feira (27), integrantes do Tiro de Guerra de Capivari também prestaram homenagem ao ex-combatente, em frente à sua residência, em Rafard. Gico Ferrary foi saudado por todos os soldados.

O prefeito da cidade, Carlos Roberto Bueno, também esteve presente.

homenagem-tiro-de-guerra-luiz-ferrary-gico-100-anos
Soldados do Tiro de Guerra de Capivari prestaram homenagem em frente à residência de Gico (Foto: Arquivo pessoal)

Luiz Ferrary (Gico)

Esta biografia foi escrita pelo saudoso Denizart Fonseca (em memória), Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos. Publicada em 28 de junho de 2019 no jornal O Semanário.

Data de nascimento: 20 de outubro de 1920. Local: Rafard – Colônia Coqueiro. Registrado no Cartório de Capivari. Filiação: Sra. Rosalina Corneta Ferrary e Sr. Ângelo Ferrary. Família: Esposa – Sra. Tilda de Almeida Ferrary. Filhos: Luiz F. Filho, Rosivaldo, Vanderlei e Sônia Maria Ferrary. Grau de escolaridade: Primário no Grupo Escolar de Rafard. Profissão Civil: Eletricista na Usina de Rafard. Militar: Convocado para o Serviço em 08 de outubro de 1941, no Quartel do 12º Grupo de Artilharia de Dorso em Jundiaí.

Atuou na 2ª Consagração Mundial na cidade litorânea de São Sebastião – E.S. Paulo. Finda a Refrega, retornou ao Quartel em Jundiaí Em 18 de outubro de 1942, passando para Reserva do Exército Brasileiro Em 1945, retornando a sua função de eletricista no Engenho Central de Rafard. Como desportista defendeu as cores dos: “União Rafardense Futebol Clube” e “Rafard Clube Atlético (RCA), se destacando também com destaque em vôlei e basquete.

Atualmente é sócio do “Clube Da Melhor Idade” de Rafard, participando com a esposa e filha de excursões a colônias de férias do CPP (Centro do Professorado Paulista em Capivari).

Como Veterano de Guerra, sempre é convidado e comparece a cerimônias Cívicas e Militares em especial no Tiro de Guerra de Capivari, constando sua fotografia da Galeria daquele Núcleo de Instrução como Veterano do Exército.

Em 18 de Maio de 2018 foi agraciado pela “Associação Amigos do Grupo Barão de Jundiahy” Com Medalha e Diploma em cerimônia comemorativa dos 101 anos do 12º Gac – Quartel acima citado.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?