Carta do LeitorOpinião

Mães

Imagem ilustrativaCarta do leitor | Por Heitor Turolla*

Hoje, a nossa atenção está voltada para aquilo que é uma das coisas mais sublimes deste mundo; Mãe. Por isso, há muita beleza neste momento. Nós sabemos que tudo que existe de sagrado está no céu, mas aqui na terra também existe uma coisa sagrada, e nós que sentimos a presença dessa magnitude em nossos corações, neste mundo cheio de incertezas e angustias, sabemos em quem acreditar com segurança e tranquilidade, porque além de mãe é amiga fiel, sempre a nossa disposição para orientar-nos, é ela quem conforma os nossos corações nas horas difíceis e incertas, é o caminho da compreensão e da paz, por isso, para ela não existe caminho longo demais.

Só a palavra, mãe, seria pouco para traduzir tudo aquilo que ela representa e é. Deveríamos chama-la de mãe amor, porque o coração de mãe amor é um céu aberto repleto de luz, é um ninho de amor guardado por anjos, é como a aurora que o mundo ilumina, e nem a rosa, nem o orvalho do campo, nem o raio do sol, nem o sorriso de uma criança, é puro como o seu coração.

Quantas mães sofrem e choram ao saber que seu filho luta em um campo de batalha para satisfazer tiranos; outros presos, muitos com futuro incerto, porém, essas lágrimas de angustias traduz uma transfiguração de que o ódio não existe para ela, porque ela transmite justiça e seu coração pode banir o mal, porque só aquele coração acalma, só aquele coração sorri para todos, só aquele coração derrama a luz de bondade, só aquele coração pode falar e entender a linguagem do amor.

E você mãe solteira, você também faz parte de nossa geração, porque foi batizada, é cristã e renovou as promessas do batismo. Talvez foi mãe por aflição do desespero da solidão, enganada, traídas por falsas promessas, mas ela respeita os dez mandamentos, porque sabe que ali está a salvação, tem na mente e no coração a presença de Deus, aceitando com humildade os seus designíos. Seu rosto não traduz dor, sempre alegria, porque sabe que com o amor e a bondade poderá vencer, por isso crê no poder da oração e da justiça divina.

Quantas mães sofrem ao ver seu filho partir para o apostolado da evangelização, para levar a palavra de Cristo nos rincões mais distantes deste mundo, para ela, que no silêncio sentimos sua presença em nossos corações, para ela que reparte a riqueza de seus dons, para ela que já nasceu santa, porque o coração dessa mãe é tão grande e puro, que sentimos que estamos querendo ver, ou ouvir uma palavra que ali Deus está presente.

E você mãe que partiu para o além, partiu para o descanso eterno para receber o prêmio por sua missão cumprida aqui na terra, até seu nome para nós, é um talismã santo. Vós sois como uma estrela cintilante com sua luz sempre a brilhar. Há se nós conseguíssemos ao menos ser um raio dessa luz. Mãe, bendita foste tu entre todas as mulheres, você é o símbolo da vida, porque para nós nunca envelhece e nem morre. Por isso vamos coloca-la em um lugar de honra que é o nosso coração, ou um trono, para que brilhe, ilumine e guie os nossos passos, porque é deste coração que vai depender a salvação do mundo.

*Heitor Turolla é historiador e ex-prefeito de Rafard.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?