Rafard

Maia, Puff e Minamioka expoem ideias na segunda e última parte da entrevista

23/09/2016

Maia, Puff e Minamioka expoem ideias na segunda e última parte da entrevista

Rafard terá três candidatos ao cargo de prefeito; O Semanário entrevistou todos e ouviu as propostas de cada um; confira

candidatos rafardNesta edição, O Semanário traz a segunda e última parte da entrevista com os candidatos a prefeito de Rafard. Uil Maia (PSD), Marcelo Puff (PSDB) e Márcio Minamioka (PSL), respondem a mais 12 questões e disputam a preferência do eleitorado. Confira:

O Semanário: Quase que todos os anos, moradores sofrem com as enchentes no período de chuvas no bairro da Bomba, próximo ao Centro da cidade. O que será feito para resolver esse problema? Tem solução?

Uil Maia: Como se trata de fenômeno ligado a questões climáticas, acredito que uma boa solução seria construir moradias para a população que vive em área de risco e transferir eles para outro conjunto habitacional.

Puff: Já existe em negociação no município, um espaço de terra ao lado do Centro Cultural “Júlio Henrique Raffard”, em que serão construídas casas para as famílias mais necessitadas, e nosso compromisso é dar mais atenção para estas pessoas que hoje moram nas áreas de risco. Quando isso acontecer, as casas que estiverem nos locais errados, deverão ser derrubadas e o rio deverá tomar o curso normal dele e deixar de afetar as famílias. Pois o grande problema é a ocupação das áreas de risco, e para resolver isso, precisamos amparar as famílias com casas populares.

Minamioka: As margens do rio são do rio e não para as pessoas morarem. O que acontece é que por falta de oportunidades e moradia, muitas famílias, sem ter para onde ir acabam construindo em áreas impróprias para morar. Sem fiscalização, o problema foi instituído e cabe ao Poder Público uma solução. Para este problema precisamos de soluções de pequeno, médio e longo prazos. As macro medidas seriam criar oportunidades de moradias em locais legalmente corretos, a retirada das famílias dessas áreas e a total revitalização do local. Sabemos que é impossível conseguirmos isso em apenas um mandato, mas faz parte de nossas propostas iniciarmos esse processo.

O Semanário: Que providências serão tomadas para resolver o grande número de cães abandonados?

Uil Maia: Inicialmente proporemos um convênio com o centro de zoonoses de Capivari, em seguida buscaremos recursos para ter o nosso próprio centro, incentivaremos a ONG Focinho Carente e as demais que forem criadas.

Puff: Este é outro problema na área de Saúde Pública que também precisa ser resolvido. Nosso projeto é buscar recursos para construir um Centro de Zoonoses com serviço de castração de cães e gatos. Outro projeto será fazer parcerias para realizar feiras de doações de animais. Vamos também priorizar o serviço anual de vacinação contra a Raiva nos animais.

Minamioka: Pretendemos manter parcerias para a castração de animais, incentivar a ONG Focinho Carente e realizar campanhas para adoção de cães abandonados.

O Semanário: O que será feito com o Centro Esportivo Reinaldo Fontolan?

Uil Maia: Como a área é grande e já conta com campo de futebol de salão e campo gramado, com bocha, pode ser feito no local um grande centro esportivo com um centro de eventos no antigo salão de festas “Bico do Corvo”.

Puff: O que sabemos, até mesmo porque acompanhamos os trabalhos do Executivo como vereador, é que há uma verba destinada para que o Centro Esportivo seja reformado. Este recurso também é para a construção de uma quadra poliesportiva ali ao lado. Nosso compromisso vai ser fiscalizar esta obra e administrar para que ela saia do papel. Também ali no CEPAR tem a piscina, que está abandonada, e será reaberta para a população.

Minamioka: Em nosso governo demos início ao processo de regularização da área do CEPAR para que o município pudesse receber verbas estaduais e federais para o local. Com esse documento em mãos Rafard já está apta a protocolar projetos junto a esses órgãos. Faz parte do nosso Plano de Governo a revitalização do CEPAR criando um Centro Esportivo (com reforma do Salão de Festas, reconstrução do ginásio Antônio Cerezer, melhorias no campo, readequar a piscina para uso das escolas e demais estruturas compreendidas no local).

O Semanário: Rafard sempre figurou entre as melhores equipes de futsal nos campeonatos regionais. Mas a população não pratica só futebol. O que o senhor planeja para apoiar e desenvolver o esporte na cidade?

Uil Maia: Rafard conta atualmente com uma campeã de kick boxer e um campeão de arco e flechas, no nosso governo, todas modalidades esportivas praticadas pelos atletas da cidade serão respeitadas e valorizadas.

Puff: Com certeza precisamos ampliar as ofertas da prática esportiva para os jovens, crianças e também para os adultos. Para o Esporte e Lazer, a nossa proposta é reabrir a piscina do CEPAR com aulas de natação, construir uma pista de skate para os jovens, ampliar as Escolinhas Esportivas com aulas de futebol, capoeira, caratê, entre outras modalidades. Também vamos fazer aulas e torneios de vôlei, algo que os jovens nos pediram muito em nossas conversas. Outras ações de esporte e lazer serão os passeios ciclísticos, torneios de pipa e a volta dos Jogos dos Pais. Além disso, vamos instalar uma Academia ao Ar Livre na parte baixa da popular, para que os moradores possam ter acesso a uma área para atividades físicas.

Minamioka: Iremos promover o Projeto “Correndo Para Viver”, ginástica para todos, com aulas de alongamento e corrida, incentivando assim a promoção da saúde; queremos readequar as Escolinhas de: futsal, futebol de campo, capoeira; reestruturar o Projeto Arco-flecha; implantar Campeonatos Amador, Futsal, Pipa, Bocha; iremos estudar a demanda de novas atividades esportivas, além é claro de darmos continuidade nos projetos existentes. Também faz parte de nosso planejamento parcerias com a Educação para atividades esportivas específicas.

O Semanário: Como o senhor pretende melhorar a coleta e destinação do lixo?

Uil Maia: Com a aquisição de novos caminhões e realizando parcerias com as cidades vizinhas, para que juntos tenhamos um lugar para depositar os lixos orgânicos e entulhos.

Puff: Criando estratégias de coletas, separando lixo doméstico, do lixo de escritórios e comércios, como já vem acontecendo atualmente, porém é preciso ampliar esta conscientização. Com as indústrias, teremos uma parceria, em que as mesmas deverão se responsabilizar pela coleta e destinação correta do seu lixo. Incentivaremos a formação de cooperativas para cuidar de todo o material reciclável, além de capacitar profissionais para trabalhar com isso. Os aterros sanitários devem ser controlados. Neles, as valas são forradas com plástico isolante, o lixo compactado, bem como a camada de terra que se coloca acima dele, se não tivermos condições financeiras, contrataremos este serviço de quem tem e que obedeça a lei. Serão várias etapas para que o resultado conjunto possa ser a melhoria na qualidade de vida.

Minamioka: Através de parcerias com cidades próximas para solucionar problemas do lixo além de educação ambiental para a produção de menos lixo com o consumo consciente incentivando ainda a coleta seletiva no município com projetos específicos também para as escolas municipais.

O Semanário: O senhor pretende construir casas populares para as pessoas de baixa renda?

Uil Maia: Sim, vamos trabalhar para que as pessoas de baixa renda tenham chances de aquisição de suas próprias casas. Caso as moradias que está ficando prontas, unidades da CDHU, ficarem para ser entregues no nosso governo, faremos um sorteio justo e honesto, com o acompanhamento de fiscalização, assim os moradores terão chances iguais para ser sorteados e contemplados com sua casa própria.

Puff: Sim, esta é uma das nossas principais metas no item Moradias. Construir casas é um projeto contínuo, que não pode e não deve parar, e para isso acontecer, vamos buscar verbas junto aos Governos Estadual e Federal. Já os investidores particulares, dependem do aquecimento do mercado para que eles venham investir em determinadas cidades. Ao Poder Executivo cabe correr atrás de terrenos e verba para tornar o sonho de famílias alcançável sem se esquecer de cuidar também das condições adequadas e projetadas para este crescimento, seja na saúde, indústria, no saneamento, no fornecimento de água, entre outros.

Minamioka: No meu governo já demos início para construção de casas, com a regularização do terreno e assinamos o convênio com o CDHU para dar andamento. Pretendemos dar continuidade nas casas populares em construção e buscar recursos e realizar projetos para a construção de mais casas conforme demanda.

O Semanário: Quais as propostas para o setor de Educação?

Uil Maia: Na educação manteremos a qualidade que já possuímos, e investiremos os recursos para melhorias do setor de Educação, melhorando a frota de ônibus escolares, aquisição de veículos climatizados, para o transporte da merenda, vamos oferecer uma merenda escolar de qualidade e com acompanhamento de nutricionistas.

Puff: Uma de nossas principais metas para a educação é oferecer no mínimo os 50% de reembolso para os estudantes. E mais, vamos analisar cada caso, individual, para identificar os alunos que precisam de uma porcentagem maior que 50% de reembolso. Também na educação vamos incentivar a prática de Projetos Educacionais voltados ao Meio Ambiente. Para os alunos com mais dificuldades vamos ter estudos paralelos ao da Apostila Anglo para aqueles que possuem déficit de atenção. Também temos o Projeto para realizar Feiras Tecnológicas para jovens e adolescentes, além de investir e manter os veículos do transporte escolar em boas condições. Também não podemos esquecer da valorização dos professores, pois é com o trabalho deles que temos condições de oferecer uma Educação de qualidade.

Minamioka: Iremos cobrir as quadras das escolas de ensino fundamental; ampliar o espaço do CRER para realização das atividades complementares socioeducativas; ampliar o número de vagas aos alunos de 0 a 3 anos de idade na creche municipal; reorganizar as Bibliotecas nas escolas; melhorar a qualidade da merenda escolar, informatizar a gestão das escolas e da diretoria de educação; perseguir as metas do IDEB, manter e aprofundar o programa de educação inclusiva, oferecer aulas de reforço aos alunos com dificuldade de aprendizagem; alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oitos anos de idade; oferecer cursos de capacitação às equipes das escolas e creches do município; promover chamadas públicas regulares para educação de jovens e adultos e avaliação de alfabetização por meio de exames específicos, reorganizar o plano de carreira dos professores.

O Semanário: Desde sempre, os municípios do interior sofrem com o pequeno efetivo no setor de Segurança, seja com os policiais militares ou na Guarda Municipal. Apesar dos baixos índices de criminalidade, os pequenos furtos vêm aumentando. O que o seu governo pretende fazer para melhorar a segurança pública?

Uil Maia: Vamos dar suporte a guarda municipal, renovando a frota de viaturas, aquisição de fardamentos e manter o armamento dos nossos guardas, através de H.C – Habeas Corpus, garantindo assim a segurança do nosso efetivo e a dos munícipes, caso seja necessário abriremos novos concursos para aumentar o número de agentes de segurança daremos suporte as polícias civil e militar, para que juntos possamos melhorar nossa segurança, que já é boa, mas pode ficar melhor ainda.

Puff: Para melhorar a Segurança é preciso investir e buscar parcerias para ampliar os serviços na cidade. Para ampliar o serviço da Guarda Civil, precisamos aumentar o efetivo através de Concurso Público, também vamos implantar o ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta), o atendimento das ocorrências 24 horas com o serviço de atendimento telefônico de emergência dentro das viaturas e intensificar a presença dos guardas nas entradas e saídas das escolas. Em nossas propostas também vamos buscar recursos para aumentar o efetivo da Polícia Militar, um dos projetos é a “Operação Delegada”, que é quando a Prefeitura custeia as horas trabalhadas dos policiais militares. Com este conjunto de ações temos a certeza de que a segurança no município vai melhorar.

Minamioka: Digo sempre que uma cidade segura se faz com uma população atenta e bem informada. Com trabalho conjunto entre Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal certamente avançaremos também nesta área. Em nosso governo incentivaremos essas ações conjuntas para garantir maior segurança a nossa população. Nesta área iremos: Aumentar o efetivo da Guarda Municipal; Promover a Integração das forças policiais em nosso município; dotar os guardas municipais com equipamentos modernos e eficientes; fazer um estudo para verificar se há possibilidades da colocação de câmeras de segurança; retornar o serviço de Ronda Rural; resgatar o PROMAD (Programa Municipal Antidrogas).

O Semanário: O que a sua administração vai fazer com os prédios públicos abandonados, como a antiga cooperativa de costura e a creche, ambos no bairro Popular?

Uil Maia: Iremos reformar e utilizar para a implantação e aplicação de novos projetos.

Puff: Primeiro vamos fazer um levantamento destes espaços e ver a situação real de cada um deles. Vamos analisar, se eles estão em condições de abrigar outros setores, uma vez em condições de uso, vamos aproveitar estes espaços para colocar serviços que hoje funcionam em prédios alugados, pois assim, vamos ter a economia do dinheiro público. O primeiro passo é avaliar a situação de cada um. Depois de avaliados vamos ver a demanda de serviços que podem ser colocados nestes prédios, e também projetos novos para a Educação, Saúde e Serviço Social que temos em nosso Plano de Governo. Temos o compromisso de reaproveitar cada prédio público.

Minamioka: Na antiga cooperativa de costura pretendemos utiliza-la como um centro de capacitação e qualificação profissional com ofertas de cursos gratuitos para população da nossa cidade e na antiga creche pretendemos realizar uma reforma para ser utilizada pelas crianças que frequentam o CRER (Centro de Recreação Educacional de Rafard) ampliando assim o número de vagas.

O Semanário: O Cemitério Municipal não atende mais a demanda da cidade. Em breve, não haverá mais terrenos para as famílias enterrarem seus entes queridos. O que o senhor pretende fazer?

Uil Maia: Adquirir uma nova área do lado do cemitério atual, para ampliação, essa aquisição pode ser através de doação, compra ou desapropriação. Além da ampliação, faremos o senso e atualização dos dados dos lotes e das famílias que possuem jazigos, esse trabalho evitará os transtornos para os donos que possuem áreas no local, assim não ocorrerá incidentes de um invadir a área do outro.

Puff: Em nosso Plano de Governo temos a proposta da ampliação do Cemitério municipal. É preciso aumentar a área do cemitério com planejamento para atender a demanda do município. Este problema não ficará esquecido é preciso solucionar com urgência.

Minamioka: Solicitar junto as empresas que fazem divisas com o cemitério municipal a doação de uma área para ampliação do mesmo.

O Semanário: O uso e abuso de álcool e drogas entre jovens e adolescentes já se tornou um problema sério de Saúde Pública. Quais são suas propostas para a prevenção ao uso de álcool e drogas? E para as famílias já afetadas pelo problema? O que será feito, caso seja eleito prefeito de Rafard?

Uil Maia: Trabalharemos na prevenção e conscientização, nas escolas com as crianças, os jovens e os adolescentes, e iremos apoiar todos os projetos destinados à causa, apoiaremos o PROERD da Polícia Militar, criaremos um programa municipal envolvendo a Guarda Municipal que irá ajudar na conscientização dos jovens e das crianças nas escolas municipais.

Puff: Infelizmente, o uso de álcool e drogas é um problema cada vez mais presente nas famílias. É preciso investir na prevenção desde cedo com as crianças e com as famílias, e para isso, precisamos de parcerias com as autoridades policiais, com as escolas, igrejas, departamentos de cultura e esporte, conselho tutelar, entre outros. É uma luta que não se vence sozinho. Temos um projeto de prevenção associado a oportunidades de lazer, formação profissional para os jovens e orientação e amparo para as famílias que vivem o problema. Nossa proposta é buscar recursos, ideias e projetos juntos com órgãos estaduais, federais e também com as lideranças no município.

Minamioka: Nós iremos criar um programa específico para dependente químico e de assistência ao familiar; mas essas são medidas curativas. Já a prevenção se faz com campanhas educativas envolvendo todos os seguimentos da sociedade e em parceria com a Guarda Municipal incentivando o Promade (Programa Municipal Anti drogas e contra a violência.

O Semanário: Pergunta do eleitor: Gostaria de saber o que os candidatos poderiam fazer para melhorar o transporte público de Rafard?

Uil Maia: Trabalhar junto a empresa prestadora de serviço para melhorar resolução dos problemas existentes atualmente e para uma qualidade no serviço. A criação de novos horários para atender os trabalhadores, mais horários de ônibus, circulando na popular na parte de baixo do bairro, abertura da Avenida dos Moreiras, essa providência vai evitar que os trabalhadores tenham que ir da Popular até o almoxarifado para pegar o ônibus, isso dará mais segurança, especialmente para as mulheres trabalhadoras que pegarão o transporte público bem próximo de suas casas.

Puff: O serviço de transporte público é de iniciativa privada, mas nossa proposta é manter o diálogo com a empresa para ampliar os horários e verificar as necessidades dos moradores. Outra proposta, também do nosso Plano de Governo, é viabilizar um trajeto de ônibus para o Distrito Industrial.

Minamioka: Pretendo fazer um levantamento junto à população para estudar a demanda de novos trajetos negociando com a empresa responsável a ampliação nos pontos de atendimento.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?