DestaquesRegião

Mais de 12 mil eleitores não votaram nas Eleições em Capivari, Rafard e Mombuca

Os dados dos números de abstenção de voto são da 38ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Capivari, Rafard e Mombuca.

Capivari contabilizou 38.405 eleitores aptos a votar. Compareceram às urnas 28.031 eleitores. Não votaram, outros 10.374. A porcentagem é de 27,01% de abstenção, a maior entre as três cidades.

Em Rafard, dos 7.338 eleitores aptos a votar, compareceram 5.640 nas urnas. Os que não compareceram para o voto foram 1.698 eleitores. Rafard fechou a uma abstenção de 23,14%.

O menor contingente eleitoral, também é o menor na abstenção. Foi o caso de Mombuca. Lá são 3.240 eleitores. Compareceram para votar 2.741 moradores. A abstenção foi de 15,40%, com a ausência de 499 eleitores.

Mesmo com a alta nas abstenções, o chefe do Cartório Eleitoral da comarca de Capivari, José Reinaldo de Faria, considera que as Eleições Municipais transcorreram com tranquilidade.

“Das 119 urnas utilizadas nas três cidades, apenas duas foram substituídas. Tivemos um processo eleitoral tranquilo, apesar da abstenção que subiu entre 8 a 10% se comparada com a última eleição em 2016”, comenta.

Justificativa

No Cartório Eleitoral, os atendimentos continuam de maneira remota, sem atendimento ao público, e com serviços através de sistema online.

Passadas as Eleições Municipais, começou o período das justificativas de quem não compareceu para votar ou não conseguiu justificar no mesmo dia da eleição.

Como o voto no Brasil é obrigatório, quem ainda não justificou deve baixar o aplicativo e-Título, preencher o formulário e anexar comprovantes da ausência no município no dia em que ocorreu a votação.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?